Resenha: gostaria de infor que amanhã seremos mortos com nossa famílias philip gourevitch

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
Gostaria de Informar lo de que amanhã seremos mortos com nossas famílias é uma obra assinada pelo jornalista norte americano Philip Gourevitch,este que deixa seu país por um período de três anos,afim de levantar um vasto estudo sobre o Genocídio ocorrido entre Abril e Junho de 1944 em Ruanda,pequeno país localizado na África .
A Resposta buscada por Gourevitch em sua pesquisa surgejustamente de uma indagação, poderíamos chamar a tal atrocidade de ação civilizada? Ou puramente podemos chamar ao episódio como uma ação bárbara ocorrida em pleno século XX? , independente de qual pergunta mais se aproximaria da verdade, a busca está extremamente ligada ao desejo de compreensão aos levantes que deram origem a talvez um dos maiores massacres na história da humanidade.
Como primeiraação tomada por Gourevitch já no início da obra é levar o leitor diretamente a conhecer a província de Kibungo, localizada ao leste de Ruanda, berço do extermínio de diversas vidas Tutsis, um dos povos habitantes do local, que tem sua morte pré-requisitada pelos interesses políticos, sociais e até mesmo econômicos dos Hutus, outro povo ocupante da região. Com o decorrer da obra fica em claraevidência que o desejo dos Hutus não era outro se não o extermínio em massa de seus “Compatriotas” Tutsis, que mesmo implorando por misericórdia a morte acabou sendo o único refugiu para o medo e a tortura que estavam rotulados naquele momento.
O sangue banha o solo de Ruanda em um período de tempo muito curto diga se de passagem, armas, pedras, pedaços de madeira ou qualquer instrumento onde a dor e amorte fossem possíveis de se proporcionar aos Tutsis, foram utilizados sem o menor senso de culpa ou arrependimento. Tutsis foram mortos pelo desprezo dos Hutus, seja pela questão de étnica ou social, pois antes do decorrer de toda essa história o que se era verdade em Ruanda era a obrigatoriedade de uma condição de trabalho precária para os Hutus, submetidos aos interesses dos Tutsis,representante políticos no poder antes do Genocídio de 1944.


Uma das questões que para o autor traz uma clara legitimação do ocorrido é o neocolonialismo do século XIX, ou seja, a partilha da África pelas grandes potências europeias pode ser compreendida como um, se não o mais, importante catalisador para todo esse processo de extermínio Tutsi. Primeiramente Gourevitch deixa em eminência que a pazdentro de Ruanda era uma realidade clara antes da chegada do europeu, Hutus, Tutsis e Pigmeus viviam em harmonia e em pé de igualdade, ou seja, a política local geralmente era revisada entre Tutsis e Hutus, sucessivamente a troca no poder ocorria sem dificuldades ou qualquer tipo de disputa entre ambas as etnias.
Os primeiros europeus a contaminar e banalizar a cultura de Ruanda foram osBúlgaros que rapidamente dividiram o local de acordo com seus interesses econômicos, defendidos pelo senso de ascensão do capitalismo, além-claro da falsa ideia de superioridade em que os habitantes do velho mundo possuíam em relação aos míseros negros do continente africano.
Consequentemente nasce um novo parâmetro político a se seguir, com sustentação nesse mesmo pré suposto racial presenteda ideologia do homem europeu,ou seja a então antes diplomacia é deixada de lado e a política de Ruanda assume um papel étnico de superioridade,ou seja é daí que tudo se inicia,já que a partir dessa iniciativa europeia os Tutsis,possuidores de traços mais agradáveis aos olhos europeus assumem o total controle do poder político de Ruanda,logo é com isso que começam as disputas e desprezos entre asetnias que tiveram uma estrutura de vida totalmente abalada e remodelada de acordo com o interesse capitalista de progresso econômico.
Todavia, agora que os Tutsis assumem a centralização do poder político, como também econômico, pois sua estrutura econômica vinha de moldes pecuários, o que resta aos Hutus, praticantes do comércio agrícola, é o papel social mais baixo na escala das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da Curva de Philips e sua aplicação
  • Resenha: Filme Capitão Philips
  • Resenha O Preço do Amanhã
  • Resenha do filme o preço de amanha
  • Resenha o preço do amanha
  • Resenha do filme "O preço do amanhã"
  • Resenha livro o marketing depois de amanha
  • Resenha do filme "o preço do amanhã"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!