Resenha: gostaria de infor que amanhã seremos mortos com nossa famílias philip gourevitch

1416 palavras 6 páginas
Gostaria de Informar lo de que amanhã seremos mortos com nossas famílias é uma obra assinada pelo jornalista norte americano Philip Gourevitch,este que deixa seu país por um período de três anos,afim de levantar um vasto estudo sobre o Genocídio ocorrido entre Abril e Junho de 1944 em Ruanda,pequeno país localizado na África . A Resposta buscada por Gourevitch em sua pesquisa surge justamente de uma indagação, poderíamos chamar a tal atrocidade de ação civilizada? Ou puramente podemos chamar ao episódio como uma ação bárbara ocorrida em pleno século XX? , independente de qual pergunta mais se aproximaria da verdade, a busca está extremamente ligada ao desejo de compreensão aos levantes que deram origem a talvez um dos maiores massacres na história da humanidade.
Como primeira ação tomada por Gourevitch já no início da obra é levar o leitor diretamente a conhecer a província de Kibungo, localizada ao leste de Ruanda, berço do extermínio de diversas vidas Tutsis, um dos povos habitantes do local, que tem sua morte pré-requisitada pelos interesses políticos, sociais e até mesmo econômicos dos Hutus, outro povo ocupante da região. Com o decorrer da obra fica em clara evidência que o desejo dos Hutus não era outro se não o extermínio em massa de seus “Compatriotas” Tutsis, que mesmo implorando por misericórdia a morte acabou sendo o único refugiu para o medo e a tortura que estavam rotulados naquele momento.
O sangue banha o solo de Ruanda em um período de tempo muito curto diga se de passagem, armas, pedras, pedaços de madeira ou qualquer instrumento onde a dor e a morte fossem possíveis de se proporcionar aos Tutsis, foram utilizados sem o menor senso de culpa ou arrependimento. Tutsis foram mortos pelo desprezo dos Hutus, seja pela questão de étnica ou social, pois antes do decorrer de toda essa história o que se era verdade em Ruanda era a obrigatoriedade de uma condição de trabalho precária para os Hutus, submetidos aos interesses dos Tutsis,

Relacionados