Resenha Giorgio Agamben Um Fil Sofo

975 palavras 4 páginas
Livro resenhado: “O que é o Contemporâneo? E outros ensaios”, de Giorgio Agamben. São Paulo: Argos, 2010.
Estudante: Alessandra Barbosa Luiz

Giorgio Agamben é um filósofo, Italiano que estuda o homem na sua contemporaneidade. Neste livro o que é contemporâneo? E outros ensaios ele descreve como é o comportamento do ser humano através de três instâncias que Agamben questiona: o que é um dispositivo, o que é o contemporâneo e o amigo. É ao longo do livro ele vai descrevendo como esses princípios são e estão impreguinados no ser.
Neste capitulo Agamben descreve como o dispositivos esta interligado em nós. O significado de Dispositivo no dicionário quer dizer: relativo a disposição; que prescreve; que ordena. “Dispositivo é um conjuto de estratégias de relações de força que condicionam certos tipos de saber e por eles são condicionados”. Pág 28.
Então dispositivos são tudo aquilo que esta em nossa volta ex: caneta nos diz que temos que escrever, prédio onde pode se morar ou trabalhar, escola lugar onde vamos para estudar, igreja local onde se vai adorar á algum ser divino, as leis também são dispositivos, que nós diz como devemos se comportar, agir, pensar, etc.
Os dispositivos são criados para controlar as pessoas, ele esta relacionado a um meio de poder. “... relações de força, seja para orienta-las em certa direção seja para bloqua-las ou para fixa-las”. pág 28
Esses dispositivos que nós cercam estão justamente para fazer dependentes deles do sistema deles. Como por exemplo: uma pessoa que trabalha no campo,ela planta seu alimento, ela mesma colhe, faz sua comida, sabe fazer suas roupas é não depende de nem um governo para sobreviver. Logo ela não precisa dos dispositivos que cerca a sociedade no meio urbano. É ai que entra o governo, ele tira eles dessa vida em que esta fácil para tais e não gera nada de renda para o governo é cria dispositivos para que elas comecem a gerar renda, cria instituições profissionalizantes para que elas possam se profissionalizar é

Relacionados