Resenha Gestão do Ciclo de vida do prduto

846 palavras 4 páginas
Resenha: “Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso”

Devido ao alto índice de inovação tecnológica, os ciclos de vida dos produtos e ciclos de maturação dos empreendimentos têm se retraído consideravelmente. Este cenário cria uma necessidade maior para que as organizações tenham um processo contínuo na busca de inovações em seus produtos, para que possam prolongar suas vidas em seus ramos de atuação.
Segundo índices do SEBRAE, existe uma alta taxa de mortalidade em torno de 50% de pequenas empresas, encerrando suas atividades em dois ou três anos de a sua existência.
E estudos relacionam estes fracassos com a forma que os gestores conduzem seu planejamento e ações de marketing, pois estes são deixados como prioridades secundárias e são colocados abaixo das operações e da produção em pequenas empresas.
Segundo Baker e Mc Tavish (1978), o produto é aquilo que a empresa troca com seus clientes para que ambos os lados desta relação satisfaçam suas necessidades.
O que motiva uma organização desenvolver um produto está diretamente relacionado à identificação das necessidades de consumidores potenciais no mercado (IKEDA, 1988). O cliente consumidor deve ser o foco principal para o processo de desenvolvimento de um novo produto e ações de marketing, pois definitivamente, o sucesso da empresa está ligado principalmente à aceitação do produto no mercado e a forma que se conduz todas as etapas de suas ações de marketing.
A empresa Tuboart, por exemplo, buscou no mercado pesquisando e identificando as necessidades do cliente, para poderem desenvolver um produto que atenda suas necessidades e expectativas.
A empresa que investe no processo de desenvolvimento de um produto deve passar por todas as etapas rigorosamente, ou seja, eles pouco se atentam ou priorizam estas práticas por algumas motivações como:
Experiência gerencial limitada, falta de tempo para dedicar ao marketing, falta de conhecimento dos conceitos de

Relacionados