resenha GERI’S GAME

347 palavras 2 páginas
Gênero: Resenha Crítica
Referência Bibliográfica:
DUFILHO, K.; PINKAVA, J. GERI’S GAME. [Curta-metragem de animação]. Produção de Karen Dufilho, direção de Jan Pinkava. EUA, Pixar Animation Studio, 1997. Bônus do filme “Vida de Inseto” – DVD, 4 min. Color. Son.
Autor:
Jan Pinkava, diretor e escritor tcheco, vencedor do Oscar de melhor curta animado de 1997. Criador e codiretor do também premiado com Oscar, longa de animação, “Ratatouille”.
Resenha por Thiago Costa Valcácio
A animação apresenta um personagem idoso, Geri, em uma mesa de xadrez em um parque. Ele organiza as peças sobre o tabuleiro e inicia uma partida sozinho, contra si mesmo. A partida caminha para a vitória do seu alterego, quando Geri vira a situação por meio da encenação de um mal-estar, aproveitando da distração do seu adversário para inverter o tabuleiro e o jogo, recebendo uma dentadura como prêmio.
O autor sugere uma reflexão sobre a velhice, não explicitando sua opinião sobre o tema, deixando a cargo dos espectadores a tarefa de interpretar a situação apresentada: solidão, exclusão, indiferença, dualidade, senilidade ou apenas passatempo e divertimento individual.
Pinkava trata de forma sutil uma questão delicada: a exclusão social dos idosos e sua consequente solidão. A animação descontrói o preconceito de que o idoso é dependente e incapacitado de tomar decisões, e a solidão imposta pela sociedade como sofrimento inevitável. A obra passa a mensagem de que, apesar de todos os prejulgamentos, pessoas idosas podem ser felizes até mesmo sozinhas.
No entanto, a percepção de dois personagens aponta para as duas faces da questão - consequências positivas e negativas da velhice, e deixa em aberto essa questão.
O filme pode ser usado publicamente em qualquer lugar onde circulam pessoas por curtos períodos de tempo e é indicado para todos os públicos e idades, com a finalidade de levantar questionamentos gerais sobre a velhice e suas implicações.

Relacionados

  • Geri's Game
    364 palavras | 2 páginas
  • Resenha do filme: Gary’s Game (o jogo de Gari)
    300 palavras | 2 páginas
  • 0123456789
    1863 palavras | 8 páginas