Resenha Geomorfologia1

371 palavras 2 páginas
Curso: Engenharia Ambiental – P3-NA
Disciplina: Geomorfologia- Prof.: Williams
Alunos: Dhouglas Ornilo de Lima Elisama de Amorim Paz Costa

RESENHA: VERTENTES: PROCESSOS E FORMAS

Com base na leitura podemos constar que o estudo envolvendo as vertentes é um dos mais importantes setores da pesquisa geomorfológica. Envolvendo a análise de processos e formas.
Os vértices são formados por processos que envolvem a variação interna e externa, que são chamadas de vértices endogenéticas e exogenéticas. Transformando sua superfície de acordo com os seguintes processos: gradação, degradação e agradação; produzindo assim as formas da superfície terrestres, continentais e oceânicas.
Os processos morfogenéticos são responsáveis pelas formas de um relevo, é através dele que percebemos a ação externa sobre as vertentes. O estudo deste explica a evolução das vertentes e a esculturação do relevo, também traz informações sobre, como explicar melhor as técnicas de conservação dos solos.
Através da meteorização ocorre a formação do regolito, que são fragmentos rochosos ao longo das vertentes; que podem ser formados pela decomposição da rocha e pela fragmentação das rochas. E para que isso ocorra existe alguns processos, como por exemplo a oscilação de temperatura, a gravidade, o vento e a água em movimento.
A movimentação dos regolitos podem ocorrer das seguintes maneiras: de forma lenta, através do rastejamento, causado pelo pisoteio do gado, crescimento de raízes e o escavamento de buracos feitos por animais.
Através da solifluxão que são movimentos coletivos do regolito, podendo-se deslocar alguns centímetros por hora ou por dia. Avalancha que é a movimentação coletiva do regolito mais rápido que se conhece e de grandes volumes. Deslizamentos- são deslocamentos de regolitos sobre regiões saturadas de água. E o desmoronamento rápido de um bloco de terra.
A ação morfogenética dos seres vivos também influenciam na forma das vertentes. Por exemplo as plantas que

Relacionados