Resenha freud e a educação

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
KUPFER, M.C. Freud e a Educação: o mestre do impossível. 3ª Ed. São Paulo: Scipione, 2001.




Maria Cristina Kupfer graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (1974), mestrado emPsicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professora Titular daUniversidade de São Paulo, e editora da revista Estilos da Clínica (USP) . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintestemas: psicanálise, infância, pesquisa interdisciplinar, educação especial, autismo e psicose infantil.
A autora apresenta neste livro o pensamento de Freud, o pai da psicanálise, em relação àeducação.
Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Freiberg, tinha uma numerosa família, era o filho mais velho e o preferido de seus pais, que desde cedo acreditavam que ele se tornaria umgrande homem, incentivando-o assim o seu desejo pelo saber e o desenvolvimento de sua auto-confiança.
Muitos foram os mestres de Freud: Ernest Bruck, Meynert, Charot, Wilhelm Flien, que muitocontribuíram com sua formação, até o momento que Freud resolve por si mesmo assumir o lugar de mestre, rompendo com seus antigos mestres. Torna-se chefe de uma escola, organiza uma instituição voltadapara a divulgação da psicanálise e formação de analistas.
Segundo a autora, Freud tinha o sonho de que um dia a psicanálise pudesse ser colocada a serviço da sociedade, e em especial daeducação, buscando uma tentativa de compreender o indivíduo através da análise da personalidade humana com sua estrutura composta por id, ego, superego que estão respectivamente relacionados ao inconsciente,pré-inconsciente e consciente.
Por meio desta estrutura poder-se ia entender a personalidade, o comportamento do indivíduo e sua inter-relação social.
Para Freud a educação era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha critica sobre o texto “Contribuições de Freud para a Educação”
  • Resenha Freud
  • Freud e a educação
  • FREUD E A EDUCAÇÃO
  • freud e a educação
  • Freud e a Educação
  • Freud e a educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!