Resenha - forma y diseño - louis i. kahn.

552 palavras 3 páginas
Resenha do Livro Forma y Diseño – Louis I. Kahn.

- Tese do autor:

No livro Forma y Diseño Louis Kahn tem como sua tese mostrar através de citações e exemplos, as diferenças existentes entre Forma e Projeto. Para o autor a Forma não possui figura nem dimensão, seria uma harmonia de sistemas, um sentido de ordem e surge a partir de um complexo de construção. Já o projeto é um fator importante para a construção e concepção de um espaço. O projeto surge de um sistema de criação da cabeça do arquiteto, seguindo a vontade do cliente uma vez que projetar é um ato que depende de uma série de fatores, como: dinheiro, espaço e cliente, já a forma não tem nada haver com essas condições circunstanciais.

- Resenha:

O livro Forma y Diseño tem como objetivo mostrar ao leitor as diferenças existentes entre a forma e o projeto, uma vez que ambos possuem suas próprias características, mas estão inteiramente ligados um no outro, estabelecendo uma relação de complemento, pois a presença dos dois elementos se faz necessária para se ter um melhor entendimento do espaço.
Através de seus exemplos o autor percorre espaços variados, em diferentes localidades, mostrando a verdadeira aplicação e importância da forma e do projeto na construção de uma edificação.
O autor lembra e menciona outros fatores que compõem o espaço como a pintura e a escultura. O pintor através de seus olhares e reações ilustra a natureza do homem, já o escultor modifica os espaços com suas esculturas e o arquiteto entende o espaço e trabalha.
Outro fato abordado também por ele é a diferença entre o arquiteto e o projetista. O arquiteto cria espaços com sentimento e percebe o seu uso adequado. Ao fazer seu projeto o arquiteto o modifica vários elementos em sua composição, a partir da idéia inicial, o que se conclui que o projeto se finaliza diferente de como se apresentava no inicio, mas a forma se manteve a mesma o tempo todo. O projetista é aquele que possui a habilidade de projetar e representar

Relacionados