Resenha Filmo OSama

622 palavras 3 páginas
Resenha do Filme: Osama

O filme, Osama, é uma produção que retrata a história de uma menina que se transformou em um garoto, para salvar a sua família. Ela modificou a sua aparência para parecer-se com um menino, cortando os cabelos e vestindo roupas masculinas.
A sociedade Afeganistã vive e convive com a repressão do regime Talibã. Um exemplo disto é o monopólio da comunicação, no Afeganistão. A Tv Al jazira, dominada pelo regime, é um poderoso veículo de manipulação. O veículo acaba repassando notícias de seu próprio interesse, que percorrem o mundo. Além de divulgar o Talibã e alienar ainda mais seus seguidores. É o que diz Guareschi:
“Quem detém a comunicação constrói uma realidade de acordo com seus interesses, juntamente para poder garantir o poder”.
A cultura Talibã acaba entrando no lugar da escola, na vida destas crianças. Dizem que o período que a criança forma a sua personalidade é até os cinco anos de idade. Então isso explicaria, o tal fanatismo que é notável no filme, fazendo com crianças se preparam para uma batalha, perdendo momentos da infância, que são tão preciosos, com uma cultura tão decadente. É impressionante ver com que fazem com os pequenos de lá. Ao invés de um menino estar brincando com um carrinho, se vê a criança segurando uma arma, já dominando as técnicas de um atirador de elite.
Sem falar nos riscos divertidos dos garotos durante a aula, demonstram a tragédia de uma infância cuja ingenuidade será substituída pela intolerância e o radicalismo religioso.
Tudo isso se passa no filme, onde a personagem se passa por menino para ter uma oportunidade na vida, pois por lá, a mulher é extremamente reprimida. Osama, personagem do filme, representa todas as mulheres reprimidas do filme pela revolução islâmica.
A história das mulheres no Afeganistão tem sido escrita com SANGUE há séculos. Quando a milícia religiosa tomou o poder em Cabul há alguns anos e os talebans passaram a aterrorizar a população, essa história parou de ser

Relacionados