resenha filme o poder alem da vida

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA BIOMECÂNICA DO ESPORTE
Prof. Elinai dos Santos Freitas Schütz
Acadêmico Vinicius Costa de Lima









RESUMO ARTIGO CIENTÍFICO
BIOMECÂNICA











Florianópolis
2014

BIOMECANICA DA BASE BAIXA DO KARATÊSHOTOKAN

O Karatê Shotokan é uma arte marcial composta por socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e defesas.
Para o karateca efetuar as defesas e os ataques necessita estar na base, que é o posicionamento das pernas durante a luta que permite excecução dos golpes e acasiona firmeza dos pés no solo.
Essa atividade pode ser utilizada como defesa pessoal, Kata (luta imaginaria) ou como esporte,Kumite (luta) .

A base é uma posição fundamental para pratica do Karatê Shotokan as mais utilizadas são: Zenkutsu Dachi, Kiba Dachi, Kokutsu Dachi e a base livre. Todas elas consistem no lutador fazer as atividades afensivas e defensivas com a base o mais baixo possivel, sendo mais fácil manter o equilíbrio quando é baixo o seu centro de gravidade, flexionando ao máximo os joelhos e o quadrilda base. Quanto mais baixo o centro de gravidade, maior a estabilidade. Efetuar uma base com os pés bem afastados aumenta o equilibrio. Quanto mais firme a base mais difícil de ser derrubado.
No Kumite o tamanho da base de sustentação, ou seja, o afastamento dos pés deve ter uma distância mediana para ajudar na velocidade do golpe. No Kata, esse afastamento deve ser ampliado para aumentar oequilibrio. Ambos dever ser realizados com baixo centro de gravidade, mas com a distância dos pés diferentes.

Resenha:
No Karatê Shotokan, uma arte marcial, que pode ser utilizada como defesa pessoal ou esporte de competição devemos levar em consideração o posicionamento dos pés do karateca, na maioria dos golpes a base baixa combinada com o afastamentos correto dos pés, específico em cada tipo degolpe, vai determinar a eficiência dos golpes e o
equilibrio vai ser fundamental para manter o atleta em posições corretas para poder
aplicar golpes certos e assim atingir seus objetos, seja na defesa pessoal ou na competição. Um detalhe que achei importante foi quando se questionou se essa base baixa poderia causar lesões no joelho. Isso deveria ser investigado, pois um posicionamento que possaprovocar lesões no atleta, não seria bom, podendo acarretar problemas futuros e até uma desistencia forçada de praticar o esporte.



BIOMECANICA DOS GOLPES DO KUMITE DE COMPETIÇÃO

O Kumite de competição é um combate com duração de 3 minutos, onde os golpes só podem atingir o oponente no tronco (abdômen e peitoral), a luta é interrompida podendo ser reiniciada quando acontece o ponto ou ogolpe eficiente chamado de waza-ari, também o arbitro pode acabar com a disputa se acontecer um golpe perfeito chamado de ippon, ou o segundo waza-ari.
A luta é decidida em segundos, pois os golpes são breves. Para executar os golpes o atleta depende do sistema ATP-CP da força rápida e do tempo de luta, e definir o momento exato para praticar a técnica de ataque sem que o openente consigadefender e contra-atacar ou antecipar sua ação com um movimento ofensivo.
Os golpes mais utilizados na luta são:
Socos – Gyaku zuki tchudan (Tchudan: nível médio, ou seja, golpe localizado no tronco), kizami zuki tchudan, oi zuki tchudan.
Chutes ou Golpe com o membro inferior de soco - mae geri kekomi, mae geri kekomi seguido de kizami zuki tchudan, kizami mae geri kekomi (Kizami: curto, Kekomi:penetração, ou seja, golpe no tronco), mawashi geri kekomi, mawashi geri kekomi seguido de kizami zuki tchudan, kizami mawashi geri kekomi e kizami ashi barai seguido de gyaku zuki.
Socos
– guaku zuki - é o golpe mais utilizado no ataque e no contra-ataque devido a sua alta velocidade, permitindo que o lutador consiga fazer ponto. É utilizado na antecipação ofensiva do oponente, costuma gerar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filme poder além da vida
  • Resenha do filme Poder além da vida
  • Resenha do filme Poder Além da Vida
  • Resenha Crítica do filme Poder Além da Vida
  • Resenha crítica do filme o poder além da vida
  • Filme poder além da vida
  • O PODER ALEM DA VIDA RESENHA
  • Análise do Filme Poder ALém da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!