Resenha filme A vida dos outros

Páginas: 9 (2002 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Antropologia Filosófica
Resenha Filme A vida dos Outros

A trama se passa no contexto histórico da Alemanha Oriental, o antigo estado formado pela parte mais a leste da atual Alemanha, antes da queda do muro de Berlim. A RDA (República Democrática Alemã), que existiu de 1949 a 1990, era um estado socialista, fundado nos mesmos moldes dos outros estados socialistas do leste europeuexistentes à mesma época. A Glasnost ainda não havia surgido e população vivia sob o rígido controle da Stasi, a Polícia secreta da Alemanha comunista. Sua força de 100 mil funcionários e 200 mil informantes salvaguarda a ditadura do Proletariado, seu objetivo declarado era saber de tudo.
A polícia secreta investigava a vida dos moradores com o intuito de buscar informações que podia levá-la a descobrirnovos conspiradores. Em suma, a polícia secreta mantinha uma política agressiva de espionagem sobre todo e qualquer cidadão passível de representar ameaça para o regime de partido único, como, por exemplo, um dos protagonistas do filme: o autor de teatro Dreyman, que é um escritor historicamente identificado com as ideias do partido porém atento aos destinos dos seus próximos.
Começa o drama,onde um oficial da Stasi sofre ao monitorar secretamente e 24h, a vida do escritor alemão que foi colocado sob investigação pela da polícia secreta em virtude um conflito pessoal com o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental, Bruno Hempf. O ministro, grande membro do Partido nazista, se interessou por Christa- Maria Sieland, importante atriz em ascensão. Ela precisava ter acesso a remédioscontrolados que lhe ajudavam a atuar e, por isso, acabou cedendo sexualmente ao ministro que lhe dava acesso livre à droga. Entretanto, ela namorava o dramaturgo e atuava em uma peça de autoria dele.
Georg Dreyman é um dos poucos que ainda continua enviando textos para o outro lado, relatando e criticando o modo de governar daqueles que acreditavam fielmente no Socialismo. No seu círculo de amizades seincluem outros artistas que contestam mais explicitamente o regime (alguns já estão numa espécie de lista negra). Com a suspeita de que o casal era infiel às ideias comunistas, eles passam a ser vigiados pelo Capitão Gerd Wiesler, que tem como trabalho espionar e interrogar suspeitos de conspiração. A princípio ele recebeu a tarefa de investigar a vida do dramaturgo e de sua namorada.
A idéia deinvadir a casa de Dreyman, com tudo o que a tecnologia mais moderna permite, surge de uma circunstância bem característica da crueldade e ausência de medida dos representantes oficiais: Investigar um possível deslize do artista em prol de promoções e incremento dos emblemas de poder. Tudo isso conjugado com o sentimento de impunidade e a excitação prazerosa de brincar com a vida alheia.
Com aespionagem e as escutas instaladas 24 horas por dia na residência do casal, Wiesler se envolve com a vida deles pouco a pouco. No desenrolar da historia, o espião passa a fazer relatos diários sobre a vida do autor e de sua companheira, a principio timidamente, e como consequência se prende de modo catártico na vida deste casal, fazendo com que mude sua forma de pensar sobre o regime e reveja seusconceitos como ser humano.
Nesse contexto é possível refletirmos sobre o que deveria ser a essência da interação entre os indivíduos numa sociedade, ou seja, a ética, a moral e o direito. A ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguida, um dever profissional. De acordo com esse conceito, o oficial que a princípio era extremamente ético, no desenrolar dahistória, ao perceber que se identificava com Dreyman, muda de lado e passa a protegê-lo, abrindo mão da sua ética profissional, mentindo, encobrindo possíveis vestígios de traição política e até mesmo agindo de forma contraria a seus pensamentos inicias para a polícia secreta, com o intuito de não deixar provas que confirmassem a suspeita sobre o autor, pois se identificava cada vez mais com aqueles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme a vida dos outros
  • Resenha crítica do filme A vida dos Outros
  • analise do filme "a vida dos outros"
  • Análise do filme a vida dos outros
  • Filme a vida dos outros
  • A vida dos outros- Análise do filme
  • Resenha "Filme com o dinheiro dos outros"
  • Resenha a vida dos outros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!