Resenha Filme "A Guerra do Fogo"

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Faculdade de Educação – FACED
Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo
Matéria de Mídias e Comunicação
Professora Christiane Pitanga







Ana Laura França Marques







Resenha Filme “A Guerra do Fogo”







Resenha apresentada como exigência parcial para aprovação na disciplina Mídias e Comunicação do Curso de Comunicação Social daUniversidade Federal de Uberlândia.














Uberlândia – MG
“A Guerra do Fogo” (título original – em francês: La Guerre du Feu) é um filme de Jean-Jacques Annaud, produzido em 1981, no Canadá, mas também com filmagens realizadas na Escócia, Islândia e Quênia. O filme foi vencedor de um Oscar, além de outras sete indicações.
A obra, em geral, aborda a vida do homem pré-histórico e suasrelações, tanto com seus iguais, quanto com a natureza (animais, plantas, e seus elementos básicos – água, terra, ar e, principalmente, o fogo, que, para eles, era sinônimo de poder.).
O filme, seguindo a ordem cronológica dos fatos, conta a história de uma tribo de homens-de-Neandertal que, a princípio, seguia sua rotina. Na primeira cena, alguns deles aparecem deitados, uns sobre os outros, seconfortando, enquanto outros se localizam em volta de uma fogueira, se deliciando com o calor do fogo – desde essa parte do filme podemos perceber o símbolo de poder que o fogo representa – enquanto outros se encontram próximos a um lago, bebendo água.
O primeiro momento chocante do filme é quando uma mulher, que aparece de quatro bebendo água, é surpreendida por um homem, da mesma espécie, que a força,de repente, a realizar atos sexuais com ele. Mas devemos nos lembrar de que, naquela época, o ser humano se espelhava muito no comportamento animal, portanto aquilo não pode ser considerado como estupro, e sim mais um acontecimento normal de sua rotina.
Após alguns minutos de tranquilidade, a tribo é pega de surpresa por homens-macaco que, através de um ataque, tentam pegar o fogo da tribo.Podemos perceber nessa cena que, tanto os homens-macaco, quando os homens-de- Neandertal, não sabiam produzir o fogo, apenas o retirar da natureza e conservá-lo aceso por mais tempo, daí o motivo para o ataque e sua reação por parte dos homens da primeira tribo.
Depois de muita guerra e muitas mortes, os homens-macaco que sobreviveram conseguiram o que queriam e os homens-de-Neandertal ficaramdesolados sem muitos de seus integrantes e seu bem mais precioso, tendo que se locomover para algum local onde se encontrassem seguros.
Ocorreu então uma reunião, a qual foi dada a missão para três integrantes do grupo – Naoh, Amoukar e Gal – de sair à procura de fogo, e que voltassem o mais rápido possível para manter a tribo à salva. O primeiro desafio encontrado pelos três foi o ataque de tigresdentes-de-sagre, que os fez ficar no topo de uma árvore por dias, até que os tigres fossem embora, então, depois de sua partida, eles desceram e continuaram sua procura.
Dias e dias de caminhada se passaram, quando eles se depararam com outra tribo de homens-de-Neandertal, só que eles eram diferentes, pois praticavam o canibalismo. Ao perceber que eles possuíam fogo, os três decidiram partir para oataque, mas Naoh é ferido e eles tiveram que partir novamente.
Perceberam, então, que estavam sendo perseguidos pelo que deveria ter sido uma das vítimas da tribo inimiga, e, depois de um tempo, resolveram dar um chance para a mulher Homo Sapiens, que cura o ferimento de Naoh e passa a ser melhor aceita. Percebemos uma grande diferença entre ela e os homens, pois ela era bem mais desenvolvida,tanto fisicamente quanto na questão da comunicação.
Em uma noite, enquanto estão descansando, se alimentando, e esperando o dia para partirem novamente, um dos companheiros de Naoh sente a necessidade de reprodução, tal como o que homem do primeiro momento do filme sentiu, e tenta praticar um ato sexual com a Homo Sapiens, mas Naoh, que já havia criado um certo carinho que com ela, não permitiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA FILME A GUERRA DO FOGO
  • Resenha filme
  • Resenha do filme a guerra do fogo
  • Resenha do filme a guerra do fogo
  • Resenha do filme A Guerra do Fogo
  • Resenha Guerra do Fogo (Filme)
  • Resenha do Filme: A Guerra do Fogo
  • Resenha do filme "A guerra do fogo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!