Resenha_Filme The corporation

1061 palavras 5 páginas
RESENHA DO FILME: THE CORPORATION

Filme The Corporation

Séculos atrás as corporações eram insignificantes, todavia, hoje, elas interferem na política, cultura, economia e destinos de quase todos os países. O filme The Corporation mostra a natureza, a evolução, o impacto e o prognóstico do futuro das corporações. Mostrar também a origem e o atual comportamento das corporações, e busca alertar sobre os desvios éticos que estas acabam por cometer ao longo deste processo.
No início, as empresas eram personificadas pelos seus donos, que eram responsabilizados por qualquer erro cometido no âmbito de suas atividades. Entretanto, no fim do século XIX, as corporações tiraram vantagem da 14ª emenda da Constituição Americana, permitindo assim que as corporações se tornassem pessoas jurídicas com limitada responsabilidade recaindo sobre os donos das mesmas. Como “pessoas jurídicas” que são, tratam-se como se fossem imunes a tudo, sem leis e critérios, pois não respondem moralmente por suas ações pessoas físicas, individualmente. Portanto, as corporações passaram a se servir como escudos para que seus donos e gestores tomassem decisões sem terem que prestar contas, até que eclodisse a crise de confiança que abalou algumas grandes corporações ao redor do mundo.
O documentário afirma que as corporações se vangloriam que estão sempre criando produtos que melhoram a vidas das pessoas e por isto preenchem seu objetivo de “responsabilidade social”, mas na verdade o único objetivo de uma corporação é maximizar a riqueza dos seus acionistas, e por isto produzem lucros crescentes ao longo do tempo. Ainda hoje o que vemos são grandes organizações bastante engajadas em colocar seu produto ou serviço na mente do consumidor, fazê-lo desejar aquilo, querer e admirar, se identificar com a marca, ter afinidade. Porém para alcançar seus objetivos, as corporações não medem esforços, não tem escrúpulos e muitas vezes

Relacionados