resenha filme " quanto vale ou é por quilo ?"

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
RESENHA DO FILME “QUANTO VALE OU É POR QUILO”
O filme “Quanto vale ou é por quilo” de 2005, dirigido por Sergio Bianch, tem como tema principal o preconceito, a desigualdade e a exploração dosmiseráveis. O desenvolver do filme é composto por cenas da vida atual e cenas baseadas no período colonial brasileiro com a escravidão negra, as cenas desse Brasil colonial foi fundamentada em documentosextraídos dos arquivos nacionais. Sergio Bianch produz idas e vindas no decorrer das cenas, mostrando fatos do passado que se repetem no presente.
A primeira cena chama a atenção, pois trata de umperíodo colonial onde uma ex- escrava, liberta e dona de escravos é roubada por um homem branco e livre. A ex- escrava achando que tinha o direito de reclamar aquilo que lhe fora roubado vai até a portada casa do homem branco com documentos provando que os escravos eram dela e faz um escândalo. Com a acusação de desordem publica a negra e ex-escrava é presa. Com essa cena podemos perceber que mesmoa mulher sendo alforriada e dona de escravos, ela não tem os mesmo direitos do que um homem branco e livre. Desta forma podemos fazer uma comparação com os dias atuais, onde também existempreconceitos com os negros e com as mulheres. Esse fato foi extraído do arquivo nacional “1799, Rio de Janeiro, vice-reinado, caixa 490”
Outra cena que é marcante no filme é a de uma mulher pobre que trabalhapara uma senhora rica, elas são amigas e quando a mulher pobre precisa de uma ajuda financeira pra custear o casamento da filha, vai direto empresta da amiga rica. A senhora rica sem pestanejarempresta o dinheiro, mas durante a festa de casamento resolve cobrar a amiga pobre, mas não um pagamento em dinheiro prefere que seja pago com trabalho. A amiga pobre resolve que não quer pagar esseempréstimo com seus esforços e para não deixar a amiga rica no prejuízo oferece o trabalho de uma garota jovem que mora a muitos anos em sua casa e diz que ela ira pagar toda sua divida. Assim que essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filme
  • RESENHA DO FILME: QUANTO VALE OU É POR QUILO?
  • Resenha do filme "quanto vale ou é por quilo"
  • resenha do filme quanto vale ou é por quilo
  • Resenha filme
  • RESENHA DO FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO
  • RESENHA FILME: QUANTO VALE OU É POR QUILO?
  • Resenha do filme " Quanto vale ou é por quilo?"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!