Resenha filme Mauá, O Imperador e o Rei (empreendedorismo)

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESENHA

O filme de Joaquim Vaz de Carvalho, Mauá: o Imperador e o Rei, retrata a vida de Irineu Evangelista da Silva, um homem visionário, com grandes ideias e a frente de seu tempo.
Irineu começou sua experiência de trabalho muito novo. Após a morte de seu pai, no ano de 1819, no estado do Rio Grande do Sul, a convite do seu tio Batista foi morar no Rio de Janeiro e chocado com o tratamentodos negros na era da escravidão, jurou nunca ter um escravo. Como caixeiro na empresa que o tio o colocou, cresceu e por conta própria estudou economia, ganhou a confiança de todos e foi promovido ao cargo de guardador de livro.
Devido as suas habilidades comerciais, foi convidado pelo Sr. Ricardo Carruthers, para trabalhar em sua firma de importação e exportação, onde aprendeu inglês,contabilidade e a arte de comerciar. Com vinte e dois anos foi promovido a gerente e logo depois a sócio da empresa. Foi crescendo profissionalmente e financeiramente, começando pela venda de ações que tinha comprado de um credor do seu antigo emprego, conheceu a alta sociedade e já seus primeiros inimigos futuramente, o próprio Império.
Para Visconde de Feitosa, deixou claro que era defensor da cartilhaliberal dos escravos e o que iria ajudar o Brasil a prosperar seria o ferro, carvão, comércio liberal e meios de transporte para circular toda a riqueza das indústrias.
Com a ajuda do Sr. Carruthers, conheceu o processo industrial e fascinado, visou um Brasil com oportunidades de empregos, formação de novos profissionais e lucratividade. Abandonou o comércio para especular outros negócios,objetivando a carreira industrial, para satisfação do seu sócio. E com o apoio dos colegas maçons criou um novo gabinete no governo e o Código Comercial, que definia e regulamentava os tipos de companhias que poderiam se instalar no Brasil, e a Lei de Terras tinham como ponto de referência a extinção do tráfico. Esta traria como consequência uma grande quantidade de recursos, antes utilizados nacomercialização da mão de obra escrava africana.
Fundador de empresas como o Banco do Brasil, outro Banco no Uruguai, depois um Banco internacional para investimentos, além disso, foi dono de Estrada de Ferro, estaleiro, companhia de navegação, companhia elétrica, além de outras empresas de pequeno porte. Decidiu expandir os negócios no exterior, já que no seu país não possuía aliados, pois osgovernantes do Brasil queriam aumentar os juros, limitar o crédito e frear o desenvolvimento, pois os empresários não eram bem vistos nessa época. Mas o Barão de Mauá, como ficou conhecido nacional e internacionalmente, lutava por lucros mais baixos, melhores condições de crédito para que capitais fossem investidos em empresas que trariam progresso ao país.
Contudo, começaram seus processos de falência,começando por incêndio criminoso ocorrido em seu estaleiro Ponte de Areia, ações governamentais, perseguições dos tribunais, supremacia do estado diante dos investimentos individuais, poucos apoiando sua causa e o confronto com o capital inglês. Sendo os ingleses seus verdadeiros inimigos, esses construíram impérios em cima das ruínas do Barão.
Enfim, Mauá conseguiu realizar seu sonho de umBrasil industrial e em direção ao progresso, porém não pode vivenciar este sucesso. Antes mesmo da sua morte, em 1889, o governo percebeu o quanto o país poderia se desenvolver e começou a permitir e facilitar que empresas estrangeiras investem seu capital no país. Já Mauá, no seu tempo, era proibido de fazer negócios no seu país por determinação do Império.
Irineu Evangelista da Silva, o Barão deMauá, deixou seu legado no país e fora dele, por desenvolver a arte de empreender, de mudar e de conquistar. Empreendedor é aquele que já tem por característica a atitude, o poder e o querer empreender. Tem o ser constituído de essência, de princípios, habilidades e principalmente relacionamentos. Um empreendedor trabalha com poucos recursos e muita criatividade, não desanima das suas ideias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme Mauá o imperador e o rei
  • Resenha do filme mauá o imperador e o rei
  • Resenha filme Mauá Imperador e Rei
  • resenha do filme maua imperador e o rei
  • Resenha Filme Mauá
  • Resenha do filme: “Mauá: O imperador e o rei”
  • Resenha – Filme: Mauá, o Imperador e o Rei
  • Resenha do filme mauá, o imperador e o rei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!