RESENHA FILME ESCAFANDRO E A BORBOLETA

532 palavras 3 páginas
Resenha filme : O Escafandro e a Borboleta

Todos nós sabemos que vamos morrer, não sabemos como e quando, mas sabemos que todos partiremos; o que não sabemos é como lidar com a morte, seja a nossa ou a de alguém que amamos, seja oportuna, inoportuna, seja semi - intencional ou intencional.
O filme o escafandro e a borboleta mostra a história de um homem que se vê entre a vida e a morte e como ele aprende a lidar com essa situação, mostrando cada estágio : negação, raiva, barganha, depressão em que ele, seus amigos e familiares passam até finalmente chegada do ultimo estágio que é aceitação da situação em que se encontram.
No filme o homem sofre uma AVC que o leva a problemas mais sérios deixando-o por 3 semanas em coma. Quando finalmente ele acorda, se vê em um leito de hospital sem os movimentos do corpo, sem a fala; entre a vida e a morte, mas totalmente consciente. Quando é diagnosticado tanto ele, como seus amigos e familiares agem como se aquilo não pudesse estar acontecendo com ele ( estágio da negação); em seguida por perceber que não pode fazer coisas que antes eram simples como espantar um mosquito de seu nariz; ou demonstrar afeto como: abraçar os filhos, sentir seu cheiro; ser independente como: se vestir , andar, sorrir; ele não coopera com os tratamentos que recebe( estágio da raiva).
Logo vem o (estágio da barganha), onde tanto ele com seus parentes e amigos pedem a Deus que ele melhore, chegam a leva-lo a igreja, algo que antes ele não fazia.
No (estagio da depressão), ele chega a comentar com uma de suas cuidadoras que não quer mais viver, quer a morte, como se estivesse desistindo do tratamento e de viver.
Quando finalmente ele percebe que não adianta sentir pena de si mesmo e de sua situação, ele passa a lutar e consegue melhoras consideradas até mesmo um milagre, não foi o suficiente para o tirar da sua situação física, mas o suficiente para ele conseguir sair de seu escafandro o modo com o qual ele mesmo chama seu corpo imóvel,

Relacionados