Resenha Filhos do Silêncio

Páginas: 5 (1163 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
O filme Filhos do Silêncio (1986), aborda a história de um professor que, ao ingressar numa escola para surdos, assume uma postura pedagógica inovadora, utilizando métodos pouco convencionais para o desenvolvimento da fala dos alunos com deficiência auditiva, visando promover entre estes alunos o aprendizado da fala, ativando as potencialidades dos mesmos e permitindo uma maior integração nasociedade. O enredo sugere uma abordagem de comunicação total.
O filme também enfoca o relacionamento deste professor com uma ex-aluna da escola, atualmente funcionária, que é surda e evidencia resistência em aprender a falar e ler lábios. O drama, o sofrimento desta personagem e sua e sua luta pela afirmação de um verdadeiro si mesmo, de afirmar sua necessidade de ser aceita como é, de serenxergada, escutada, compreendida, legitimada se faz presente no decorrer da história. Ela se comunica do modo que lhe faz mais sentido, tendo que se refugiar em sua solidão para não se perder de si mesma. Sua recusa e seus questionamentos são fundamentados pela seguinte questão: por que ela deve aprender a língua do ouvinte e o ouvinte não precisa aprender a língua dos surdos. Estas característicasda personagem faz chamar a atenção para uma valorização da identidade do sujeito surdo, não como alguém que precisa abandonar sua cultura para ser considerado semelhante, mas como um sujeito que merece respeito e reconhecimento em sua diferença, um sujeito que merece ser ouvido porque tem algo a dizer de si.
Diante deste confronto, fica o questionamento: Quem não escuta quem? Quem está surdo aoanseio do outro?
No filme, o surdo é apresentado como deficiente, ele é isolado em uma instituição es­pecial para que possa aprender a se comunicar apren­dendo a “falar” (do ponto de vista do ouvinte, porque os surdos podem se comunicar de outras maneiras); é subestimado, na medida em que tudo o que a insti­tuição pretende é possibilitar que os surdos consigam conviver na sociedade, mas numasociedade de ou­vintes. Desconsidera-se, portanto, que um surdo pode fazer muito mais na sociedade do que simplesmente conviver (essa desconsideração fica clara em uma das falas do diretor ao entrevistar o professor, logo no iní­cio do filme) e apaga-se, muitas vezes, a cultura surda que se constrói na experiência visual por meio da lín­gua de sinais, considerada a língua natural dos surdos.
Apesardos aspectos positivos da abordagem da comunicação total, o filme demonstra que a individualidade do surdo não pode ser desprezada. Traz uma reflexão sobre como a inclusão e integração constitui um desafio. Ambos os lados (ouvintes e surdos) necessitam trabalhar juntos para que a comunicação possa de fato acontecer.
Ainda, no decorrer do filme perpassam as ideias de preconceito, da importância dafamília, da aceitação, da superação, do colocar-se no lugar do outro, do respeito às individualidades, do conhecimento,....
Quando se fala em surdez devemos ter em mente alguns conceitos, pois existe uma diferenciação entre os mesmos. Surdez, prejuízo auditivo, deficiência auditiva, perda auditiva é uma inabilidade total ou parcial da capacidade de ouvir. É causada por diferentes fatores e éimportante que haja um diagnóstico clínico para avaliar e determinar o grau de severidade do comprometimento da audição, sentido este que é responsável por captar as informações sonoras que nos rodeiam. Conforme dados extraídos das aulas, 1,5% da população mundial tem deficiência auditiva. Dependendo do nível da perda auditiva, pode ou não interferir significativamente no desenvolvimento da fala eda linguagem. No caso de uma perda profunda, dificilmente a fala e a linguagem irão ocorrer.
Do ponto de vista educacional, a surdez refere-se à incapacidade da criança aprender naturalmente através da via auditiva. Do ponto de vista cultural, a surdez é descrita como diferença linguística e identidade cultural, que é partilhada entre indivíduos surdos. A cultura surda tem como base a Língua de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do filme filhos do silencio
  • Resenha do filme Filhos do Silêncio
  • Resenha do Filme Filhos do Silêncio
  • Resenha do filme filhos do silêncio
  • Resenha- filhos do silêncio
  • Filhos do silêncio
  • filhos do silencio
  • Filhos do silêncio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!