Resenha Filem Giordano Bruno

2251 palavras 10 páginas
RESENHA FILME GIORDANO BRUNO

Resenha Filme Giordano Bruno
Giordano Bruno é um filme franco-italiano de 1973, do gênero drama biográfico, tendo por tema o processo movido pela Inquisição Romana contra o filósofo italiano Giordano Bruno. O filme retrata uma vitima do poder que nos permite realizar a reflexão sobre o direito do pensar , o pensamento filsófico e aquisição de novos conhecimentos. Produzido pelo diretor Guiliano Montaldo nascido em Gênova, reconhecido internacionalmente por dirigir documentário. O objetivo foi discutir aspectos históricos e o processo da inquisição.
Filippo Bruno nome de batismo- Pensador italiano do século XVI( 1548 -1600) Quando ingressou na ordem do Dominicanos passou a se chamar Giordano Bruno o qual acabou sendo expulso devidos suas idéias conflitantes e avançadas que eram consideradas herética e blasfema .A idéia de uma distinção entre fé , ciência ou seja teorias contrárias aos dogmas impostas pela igreja católica .Portanto a não concordância com a igreja onde o poder estava acima de tudo sendo a única dona de uma verdade absoluta da época
A detenção do saber para a igreja significava questionamentos, mudanças no período em que a igreja era detentora da verdade impondo suas vontades, normas , doutrinas , controladora. Então ela estabelecia uma hierarquia no caminho que levava ao conhecimento dentro do credo dogmático.
Bruno pioneiro da filosofia moderna, matemático, teólogo, astrônomo, escritor e frade fora um dos maiores pensadores do século XVI e um dos precursores da ciência moderna. Após abandonar a vido do clero passou a ensinar pelo mundo filosofia e a arte da memória.
Defendia a liberdade de pensamento, a união, aceitação de um povo cristão sem que houvesse discriminação entre si. A ideia de infinito corresponde algo que pode ser aumentado, continuado ou estendido tanto quanto se queira. A infinitude do universo, como um conjunto dinâmico que se transforma continuamente, do inferior ao

Relacionados