Resenha Fazer Universidade Uma Proposta Metodol Gica

1062 palavras 5 páginas
Cipriano Carlos Luckesi. [et.al.] Fazer Universidade: Uma proposta metodológica – 15. Ed.- São Paulo: Cortez, 2007. A apreensão do conhecimento como instrumento do fazer universidade.

Cipriano Carlos Luckesi é Licenciado em Filosofia pelo Institudo de Filosofia e Ciêcias Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor pós-aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Tem 12 livros publicados, além de muitos artigos em revistas especializadas. Atualmente, juntamente com a Profa. Cristina D’Ávila, coordena o GEPEL (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade), dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA.

Resenhado por Elma Tormes Fortes, graduando em Letras- Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa- I período – Universidade federal do Amazonas- UFAM.

A obra Fazer Universidade: Uma proposta metodológica: A apreensão do conhecimento como instrumento do fazer Universidade, escrito por Cipriano Luckesi, discute de forma prática o tema da leitura como conhecimento, o valor da leitura no Brasil e suas técnicas. Esse tema está distribuído em quatro capítulos, sendo eles: 1) Leitura como leitura do mundo; 2) Pratica de leitura no Brasil; 3) O leitor no ato de estudar a palavra escrita; 4) Processo de leitura crítica da palavra escrita.
No primeiro capítulo da obra acima citada, o autor procura mostrar a importância da leitura como conhecimento e o que podemos entender ou definir como leitura. De acordo com o autor a leitura não se resume apenas no conhecimento das letras e da formação de

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas