Resenha_FARAH M_ Administração pública e políticas públicas

1398 palavras 6 páginas
FARAH, MARTA F. SANTOS; Administração Pública e Políticas Públicas. Revista de Administração Pública RAP. In: ENAPG 2010, 28 a 30 de novembro Vitória ES. Rio de Janeiro 45(3): 813-836 Maio/Jun. 2011.

O presente artigo foi desenvolvido para uma apresentação no ENAPG entre 28 e 30 de novembro de 2010 e publicado pela Revista de Administração Pública no periódico de maio e junho de 2011.
O objetivo é apresentar a construção teórica da disciplina de administração pública e a consequente incorporação das políticas públicas e suas análises. Sabendo que o caso brasileiro foi construído a partir das experiências norte-americanas, a análise é feita mediante uma comparação dos contextos dos dois países, apresentando os diferentes marcos que contribuíram para a atual experiência acadêmica no campo de estudo de políticas públicas no Brasil.
A autora apresenta o artigo em cinco tópicos, os quais ela aborda a construção acadêmica da administração pública como campo de estudo e mais a frente à incorporação da análise de políticas públicas.
No primeiro tópico ela apresenta a constituição da disciplina, os objetivos a que inicialmente se propunha e a dicotomia entre administração pública e política. No segundo momento ela cita as transformações que ocorreram na disciplina entre as décadas de 50 a 70 e a incorporação da análise das políticas públicas como caráter administrativo. Diante das transformações ocorridas Farah apresenta a constituição de novas abordagens e redefinições em resposta complexidade da análise de políticas públicas. O penúltimo tópico a autora apresenta o contexto brasileiro, a construção e consolidação da administração pública como disciplina e a análise de políticas, contudo ela também ressalta as especificidades do contexto brasileiro em contraponto ao norte-americano. Por último ela conclui destacando desafios que o campo de públicas apresenta bem como particularidades inerentes ao contexto de administração pública e análise de políticas públicas que

Relacionados