Resenha Fadiva SLIDES

666 palavras 3 páginas
FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA – FADIVA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VARGINHA – FUNEVA
DECRETO Nº 68.179 DE 08/02/1971

MANUAL DE NORMAS

ELIETE MARIA ABRAÃO BENFICA

4 A RESENHA
A resenha é uma espécie de resumo, de síntese de um objeto (jogo de futebol, exposição de arte, peça de teatro, etc.) ou textos e obras culturais
(filme, livro, capítulo de livro, peça de teatro, etc.), com o objetivo de passar informações ao leitor/ouvinte/assistente.
Resenhar  destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade definida pelo resenhista.

Quanto à extensão, as resenhas, por suas características especiais, não estão sujeitas a limite de palavras. Faz-se necessário verificar a finalidade do trabalho e o espaço em que ela será utilizada.
- Projeto de Pesquisa Eliete Maria Abraão Benfica

Atribuições do Resenhista

O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.

O resenhista não deve tentar dizer que poderia ter produzido obra melhor; não deve procurar ressaltar suas próprias qualidades à custa de quem escreveu o livro comentado; e não há lugar, numa resenha científica, para perguntas retóricas ou para sarcasmos.

- Projeto de Pesquisa Eliete Maria Abraão Benfica

Procedimentos para elaboração da resenha

Leitura global da obra/material;
Segunda leitura da obra/material, mais aprofundada levantando dados, informações e ideias centrais;

e

analítica,

Sintetizar/organizar dos dados selecionados;
Posicionamento crítico, organização pensamento sobre a leitura efetuada;

das

idéias

próprias

e

do

Pesquisa em materiais alternativos e complementares, que abordam o mesmo assunto, para facilitar argumentações e ponderações;
Produção/escrita da resenha propriamente dita.
- Projeto de Pesquisa

Relacionados