Resenha “fábrica de mentiras”

Páginas: 3 (612 palavras) Publicado: 31 de julho de 2012
Bajulações, disputa pelo poder, subserviência, distorção dos fatos, parcialidade, enfim, todos os ingredientes para um péssimo jornalismo. E seus efeitos só mudam de língua e sotaque. Parece assuntomuito próximo da gente. Não é por menos que o jornalista Gunter Wallraff desperte sentimentos antagônicos. Para os inquietos, um modelo de profissional; para os conservadores, um louco extremista quedeve ser punido. Mas Wallraf é um jornalista. Exerce seu papel esclarecendo a sociedade quanto a manipulação que pode vir também dos meios de comunicação. No vácuo de sua obsseção pela denúncia dafábrica de mentiras, descreve também as tortuosas relações trabalhistas vividas pelos colegas de profissão, desmotivados pelo estigma de anti-jornalismo. Com seu senso de justiça, Wallraf esconde-se napelo do jornalista Hans Esser e infriltra-se no jornal Bild, um dos mais lidos da Alemanha democrática dos anos de 1970.
Para isso, muda a aparência, a postura, o modo de falar, enfim, camufla aidentidade com o propósito de fazer parte da própria redação do jornal que pretende desmascarar, e que já o conhece e, obviamente, o odeia. Hans Esser está agora no papel de cúmplice do periódico quedistorce fatos para vender e estar perto do poder, mesmo que custe a exposição humilhante de pessoas simples.
Tudo começa com a entrevista com o diretor do Bild, Schwindmann. Nervoso em que algum cacoete opossa denunciar, Gunter segue o conselho do amigo Alf, ex repórter do jornal Bild, que o encoraja a mudar de postura: em vez do homem humilde, um homem altivo e obstinado. Para obter o emprego,Wallraf, agora na pele Hans Esser, com cinismo, bajula que “vê no Bild o mesmo princípio da publicidade: concentra-se no que se quer dizer, reduz-se tanto quanto possível para que a mensagem sejatransmitida, formula-se o mais importante de maneira mais concisa possível... Sempre li o Bild com certa admiração”.
As primeiras impressões vêm do interesse por banalidades e histórias sensacionalistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme Uma Boa Mentira
  • Resenha Mentira Obvia
  • Resenha do livro: o nascimento das fábricas
  • resenha critica fabrica de loucuras
  • Resenha critica fabrica de loucuras
  • Resenha Uma fábrica sem fumaça
  • Resenha Fábrica de Loucuras
  • Resenha do filme 'Fábrica de Loucuras"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!