Resenha Expectativa_ Percepções

795 palavras 4 páginas
EXPECTATIVA DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR FRENTE ÀS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO

A função administrativa se faz presente de modo marcante nas atividades do enfermeiro. Entendemos que a função administrativa realizada pelo enfermeiro constitui num instrumento do seu trabalho e não um desvio de função. O profissional no seu dia-a-dia realiza junto com a sua equipe, funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle. A execução de cada uma dessas ocorre em maior ou menor frequência, mas todas estão presentes. A função de direção envolve a orientação e a supervisão dos subordinados, com o propósito de fazer com que estes integrem seus esforços no alcance dos objetivos. Faz parte da função de direção apontar o caminho para a consecução da ação. A função de direção é a mais esperada pelos enfermeiros, talvez por ser a função mais exercida no seu cotidiano. Este deve ser também o propósito dos sujeitos da pesquisa ao relacionarem a função de direção como a mais esperada na atuação do enfermeiro. É através da função de organização que o enfermeiro pode tornar disponível informações, equipamentos e suprimentos que serão necessários aos funcionários. A organização eficaz exige que o enfermeiro delegue responsabilidade de acordo com linhas estabelecidas de autoridade.
É dentro da função de organização que o enfermeiro elabora escala mensal e diária dos funcionários mantendo a assistência de enfermagem ininterruptamente. Também, determinam necessidades futuras de pessoal, programas de treinamento e educação em serviço.
Para os enfermeiros, esta função também aparece como a menos esperada. Relata a autora que talvez o enfermeiro até a faça com maior frequência, mas não a relaciona como uma atividade ligada à organização. Para isso o enfermeiro deve, no nosso entender, fazer uso do processo administrativo como um ciclo contínuo, ou seja, planejar, organizar, dirigir e controlar a assistência e as ocorrências da unidade, embora esse

Relacionados