Resenha_Eurotunel

401 palavras 2 páginas
Por mais de 200 anos França e Inglaterra estudaram a possibilidade de implantação de um túnel ligando os dois países, impedidos por barreiras diplomáticas e técnicas os planos não avançaram, até que em 1984, essas barreiras foram transpostas e um tratado foi assinado pelos dois países, tendo início em 1987 as obras do Eurotúnel.
Os projetos tiveram início em 1973 e interrompido em 1975 por motivos financeiros. Em 1984 foi lançada a proposta de construção com fundo privado, e o projeto escolhido foi o eu mais se assemelhou com o anterior de 1973. O projeto planejou a ligação das cidades de Calais na França a cidade de Folkestone na Inglaterra, com profundidade média da 40m.
O túnel foi escavado quase em sua totalidade em rocha calcaria, que fica entre 40m e 75m do leito do mar e sua extensão é de aproximadamente 51km. Estudos geológicos visaram escolher o local mais seguro para o túnel.
Na escavação utilizaram uma máquina chamada TBM, sigla em inglês para “maquina perfuradora de tuneis”. São gigantes toupeiras mecânicas que tinham 200m de comprimento, foram empregados mais de 1500 trabalhadores e a obra durou 7 anos.
As perfurações foram iniciadas simultaneamente nos dois países, a fim de que as escavações se encontrassem em um ponto intermediário do trajeto. Esse processo exigiu controle rigoroso, para garantir que o desnível fosse no máximo de 2cm.
Foram perfurados 3 tuneis, pelos dois tuneis das extremidades correm os trens, cada um em um sentido, e o túnel do meio é para manutenção e saída de emergência. A cada 375m existem passagens que ligam os três tuneis, existem também dois enormes acessos, que permitem que os trens mudem de um túnel para outro, se necessário.
A cada 1,5m os tuneis eram revestidos com anéis de concreto pré-moldados, que eram divididos em 4 segmentos e montados durante a escavação, a montagem de cada anel era feita em 50 minutos.
Foram construídos a cada 250m dutos ligando a porção superior dos tuneis principais, a fim de aliviar a pressão

Relacionados