Resenha - Eu so queria telefonar

Páginas: 2 (285 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
ILHA DAS FLORES

“O tomate é plantado pelo Sr. Suzuki, colhido, transportado, trocado por dinheiro que Dona Anete ganhou ao trocar por perfume extraídos dasflores, recusado para o molho do porco, jogado no lixo e recusado pelos porcos está agora disponível ao seres humanos na Ilha das Flores.”
Esse trecho do filmerelata bem os mais de 10 minutos do curta-metragem que apresenta de forma clara e objetiva a realidade econômica de muitos lugares do Brasil.
Fala da produçãodos tomates feitas pelo Sr. Suzuki, das trocas realizadas pelo Sr. Suzuki e por Dona Anete visando sempre o lucro mostram o sistema empregado: o capitalismo,este visa sempre o lucro, o ganho através do trabalho. É mostrado de forma contundente como o sistema econômico contribui para a desigualdade e a indiferença com anecessidade alheia. Podemos ver nitidamente as diferença entre as classes sociais: a dona de casa, um produtor de tomates, um fazendeiro e criador de porcos efinalmente os moradores da Ilha das Flores. E é claro o tratamento desigual aos por lei decretados “iguais”.
Outro ponto importante é a miséria. Os moradores daIlha das Flores vivem numa condição subumana. Não há trabalho, não há dinheiro, os animais são melhores tratados e alimentados, eles passam fome e estão numasituação marginalizada, de total abandono e excluídos socialmente.
O que coloca mulheres e crianças depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é ofato de que elas não possuem dinheiro, nem um dono. Apesar de serem livres e de possuírem a capacidade para mudar, a condição em que vivem é de absoluta miséria.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SO VIM TELEFONAR
  • Ela só queria estudar
  • Senhor eu só queria se mãe
  • Aneim so queria copiar uma resposta
  • Resenha do conto: “só vim telefonar..”. doze contos peregrinos gabriel garcía márquez
  • Eu só queria inscrever no site depois envio um trabalho Ok
  • Resenha Sicko SOS Saúde
  • Resenha Sicko SOS Saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!