Resenha: estratégia de coopetição versus competências essenciais e prioridades competitivas em gestão de operações: análise do consórcio modular da volkswagen caminhões e ônibus do brasil'

556 palavras 3 páginas
O artigo Estratégia de coopetição versus competências essenciais e prioridades competitivas em gestão de operações: análise do consórcio modular da Volkswagen Caminhões e ônibus do Brasil', foi escrito por Ualison Rébula de Oliveira, Fernando Augusto Silva Martins e Henrique Martins Rocha. O presente artigo correlaciona competências essenciais, prioridades competitivas e coopetição, fazendo uma pesquisa comparativa junto ao consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil. A resenha é dividida em oito itens, sendo eles: introdução, conceito de coopetição, competências essenciais em gestão de operações, prioridades competitivas como estratégias de operações, Volkswagem Caminhões e Ônibus e o consórcio modular, coopetição no consórcio modular versus competências essenciais em gestão de operações, coopetição no consórcio modular versus prioridades competitivas em estratégias de operações, conclusões e referências, totalizando 9 páginas.
Com o advento das transformações na economia mundial, as empresas devem buscar constantes atualizações para manterem-se atuantes no mercado. Muitas companhias estão mudando radicalmente a forma de relacionamento com seus fornecedores e distribuidores. Como resultado dessas mudanças surge a coopetição – uma fusão dos conceitos de competição e cooperação.
A fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen em Resende é um exemplo de coopetição. Neste tipo de organização, rotulada como consórcio modular, os fornecedores assumem a montagem prévia do módulo sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de produção da montadora. Os investimentos em equipamentos e ferramentas e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo também ficam a cargo dos fornecedores.
Os negócios envolvem ao mesmo tempo cooperação e competição. Por serem empresas da mesma cadeia logística, estabelece-se uma relação de parceria, onde comprometimento e confiança são fundamentais no relacionamento. Na gestão de operações, as

Relacionados

  • Resenha Doug
    464 palavras | 2 páginas