resenha Eric Hosbawn

963 palavras 4 páginas
CAPITULO 5
" A era dos extremos" - Capítulo 5 - Contra o inimigo comum - Eric Hobsbawm
RESENHA:
Eric Hobsbawn no texto “Contra o inimigo comum” fala principalmente sobre o nacional-socialismo. Eric fala sobre a aliança formada por países liberais e comunistas para derrotar a Alemanha na 2ª Guerra Mundial e claro, falar da Alemanha obrigatoriamente, fala sobre Hitler . Essa aliança seria estranha por se tratar de “grupos” opostos, mas naquele momento se tornou fundamental.
Inicialmente, essa situação política caracteriza-se como uma ´´guerra civil ideológica internacional´´. Esse fator ideológico não se caracterizada mais pela oposição: capitalismo x comunismo, mas sim “progresso” x “reação”.
De um lado tinham as forças do comunismo e capitalismo, pois ambos são herdeiros do iluminismo e das grandes revoluções. Do outro lado, da força estaria o fascismo, com seu apego às raízes. Seus argumentos estavam se fortalecendo pela crise do liberalismo.
Esse momento é considerado como uma guerra civil pois os limites pró e antifacistas dava caracteristicas a cada classe social. Foi tomando rumo internacional com o surgimento da Alemanha de Hitler.
O autor retrata o precesso pelo qual se desenvolveu uma aliança dificilmente possível. comunistas x social democratas, após um ano à grande ancesão de Hitler é que se tornam a favor da unidade antifascista. No outro lado estava a Grã -Bretanha e França que estavam com dificuldades pois, estavam com receio de entrar em outra guerra, já que, esses países foram fortemente marcados pela Primeira Guerra. A política nazista foi suportável por um tempo. A guerra era inevitável. Hitler foi se tornando uma ameaça, à medida que a Alemanha se torna um Estado ideológico, tanto para a esquerda quanto para a direita, o fascismo alemão se tornou um “inimigo comum”.
No período da Segunda Guerra Mundial, a URSS se transforma no principal aliado dos europeus. Em janeiro de 1939 se irrompesse uma guerra entre a União

Relacionados

  • 547dvgedv
    284 palavras | 2 páginas
  • cfvc
    1130 palavras | 5 páginas