resenha eric hobswan, revolução industrial

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013











Resenha do texto “A Era das Revoluções” de Eric Hobsbawm.












Rio de Janeiro
Julho 2013
Eric Hobsbawm inicia falando do próprio nome “RevoluçãoIndustrial”, o qual reflete um impacto relativamente tardio sobre a Europa. O fato existia na Inglaterra antes do termo. Na década de 1780 houve o ponto de “partida” para a Revolução.
 O avanço britâniconão se deveu à superioridade tecnológica e científica, mesmo porque os franceses é que estavam à frente nesse quesito. As condições adequadas estavam visivelmente presentes na Grã-Bretanha: o lucroprivado e o desenvolvimento econômico eram os supremos objetivos da política governamental; já não se falava em um “campesinato britânico”, pois as atividades agrícolas já estavam predominantementedirigidas para o mercado; as manufaturas já se haviam disseminado por um interior não feudal.
O comércio colonial criou a indústria algodoeira, que entre 1750 e 1769 fez com que a exportação britânicade tecidos aumentasse mais de dez vezes. Portanto, o algodão fornecia possibilidades para tentar os empresários privados a se lançarem na aventura da revolução industrial. A maneira de se expandir aindústria no século XVIII, era o através do sistema “doméstico”.
Hobsbawm diz que, em 1830, a indústria e a fábrica no sentido moderno ainda significavam quase exclusivamente as áreas algodoeiras daInglaterra.
Entretanto, em 1840, houve uma acentuada desaceleração no crescimento e um certo declínio da renda britânica, gerando um descontentamento social enorme. Essas crises geravamdesemprego, quedas da produção e etc.
Fala-se também da metalurgia, especialmente a do ferro; Na mineração que em 1800 produziu 10 milhões de toneladas de carvão, ou aproximadamente 90% da produção mundial.Essa indústria estimulou a invenção básica: a ferrovia. Por volta de 1825-1830 as ferrovias tinham sido aprovadas tecnicamente viáveis e lucrativas na Inglaterra.
O capital encontrou de fato, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre a Revolução Industrial de Eric Hobsbawm
  • Revolução Industrial e Eric Hobsbawm
  • Revolução industrial
  • Resenha revolução francesa eric robsbawm
  • Resenha de revolução industrial
  • resenha sobre revolução industrial
  • Resenha Revolução industrial
  • resenha revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!