Resenha era da ignorancia

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
RESENHA
Vinícius Figueira
A Era da Ignorância
No artigo estudado, o autor nos fala que atualmente o conhecimento é um bem de consumo, que só compramos quando queremos e qual partequeremos. Hoje não queremos a sabedoria, mas somente parte do conhecimento, aquilo que nos interessa, e que a tecnologia, grande vilã, está tomando o espaço que deveria pertencer à sabedoria.
A“Era do Conhecimento”, como diz o autor, é o tempo que estamos vivendo, onde o impacto das novas tecnologias de comunicação na economia e na cultura é muito grande. Depois de um longo tempode acumulação de conhecimento científico, a tecnologia tem mudado a nossa vida de maneira muito rápida que não nos dá tempo de parar para perceber o que está acontecendo.
Porém, o problemaé quando essas tecnologias de comunicação saem do plano de fundo e se transformam no personagem principal dessa “Era do Conhecimento”, que ao invés de nos preparar melhor, nos deixa maisinseguros quanto às nossas capacidades. Com essa enxurrada de ondas tecnológicas, acabamos sendo impelidos a transformar o conhecimento, tão importante, em commodity, como diz o autor.
Nessanova era, as inovações que aparecem de maneira quase que instantânea, e que são quase sempre inúteis, não nos ajudam em nada para crescermos como seres pensantes e críticos, apenas nosalienam, principalmente ao consumo. Somos ameaçados e amedrontados pela tecnologia, nos curvamos à ela e aceitamos todas as suas demandas, principalmente a de nos deixar mais ignorantes.Analisando tudo isso, percebemos que se não olharmos e vivermos de maneira crítica nessa nova era, seremos engolidos pelo mainstream e seremos apenas mais um zumbi da tela luminosa, dependentes dosnossos gadgets e limitados quanto ao conhecimento, conhecimento que nos prepara para o mundo de verdade, que nos capacita para sermos competentes e não escravos do que nós mesmo criamos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • ignorancia e verdade
  • a ignorancia da arquitetura
  • Ignorancia e verdade
  • O risco da ignorância
  • Verdade e ignorancia
  • A IGNORÂNCIA QUE MATA
  • ignorância e verdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!