RESENHA: ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (SANTOS, CAROLINA ROSADO DOS; BRASIL, VINÍCIUS SITTONI, REV.ADM.EMPRES.SÃO PAULO , V. 50, N. 3, P. 300-311,SEPT. 2010.)

455 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA II
DOCENTE: ELINALDO LEAL DISCENTE: PAULA FERREIRA BRITO

RESENHA: ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UM ESTUDO QUALITATIVO JUNTO A EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO (SANTOS, CAROLINA ROSADO DOS; BRASIL, VINÍCIUS SITTONI, REV. ADM. EMPRES., SÃO PAULO , V. 50, N. 3, P. 300-311, SEPT. 2010.)

VITORIA DA CONQUISTA
ABRIL/2105

RESENHA: Envolvimento do consumidor em processos de desenvolvimento de produtos: um estudo qualitativo junto a empresas de bens de consumo (SANTOS, CAROLINA ROSADO DOS; BRASIL, VINÍCIUS SITTONI, rev. Adm. Empres., São Paulo , v. 50, n. 3, p. 300-311, sept. 2010.)
O artigo em discussão explora as diretrizes dos processos de coprodução que pode ser compreendido como o processo de “compartilhamento de ideias, de inovação, design ou novos produtos, entre consumidores e empresas”. Os autores tenta delimitar quais são os canais ou os meios utilizados pelas organizações para aflorar esse relacionamento com o cliente, de forma que este consiga participar do processo de desenvolvimento e criação de novos produtos (PDP), satisfazendo suas reais necessidades e aumentando a percepção de valor do cliente para com a empresa.
“...recebimento de telefonemas, faxes, e-mails e cartas com sugestões de novos produtos; grupos focais; teste de conceito; teste de produto; visitas e reuniões dos consumidores com a equipe de desenvolvimento de produtos; observação de consumidores; comunidades virtuais (fóruns de discussão na internet) e ferramentas virtuais que permitem a usuários criar design e novas funcionalidades ...” (SANTOS, CAROLINA ROSADO DOS; BRASIL, VINÍCIUS SITTONI, 2010)
Segundo os autores, o processo de desenvolvimento de produtos possui em sua literatura três escolas de pensamento, são elas:
Escola do processo linear, onde ocorre uma visão tradicional do PDP e uma

Relacionados