Resenha ensinar ou dançar

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Dança: Ensinar ou Dançar?

Tantos são os argumentos e estudos que demonstram as mesmas problemáticas: a diferenciação entre professor e artista, a falta de formação completa, a necessidade dereforma nos cursos superiores existentes e tão recentes.
Nossa realidade atual demonstra tamanha lacuna. Vemos artistas que se tornaram professores e não possuem nenhuma didática de ensino; vemosprofessores que foram preparados com o conhecimento técnico e científico que não tem a vivência/prática no meio, vemos pessoas que apenas iniciam o aprendizado prático em cursos livres e se sentem preparadasa ministrar cursos, workshops. Organização de espetáculos e eventos? Poucos são os que tem sucesso em suas propostas, ao menos em Porto Alegre.
A sensação que tenho é que qualquer um pode dar aulasde dança em cursos livres, não há regulamentação, não há preocupação com a qualidade, não há preparação necessária. Pessoas não sabem o que fazer se um aluno se lesiona, não sabem os benefícioscorporais que a dança proporciona, banalizam esta arte que poderia tornar o Brasil referência mundial nesta modalidade (assim como o futebol o é), justamente pela capacidade única que temos de adaptar ocorpo a cada ritmo em sua forma tradicional.
Banalizada talvez seja uma expressão pesada, mas apropriada para ilustrar o empirismo que ainda assombra a dança no país. Existe preparação necessária paraquem quer trabalhar com a dança? Na minha concepção, não! A preparação necessária integra teoria e prática. Não encontramos ofertas de cursos para aqueles que precisam da prática no seu dia a dia paralecionar. Geralmente essas pessoas tornam-se “bolsistas” de uma escola, e praticam até o dia que elas próprias determinam que estão aptas (no caso da dança de salão). Nas licenciaturas e bacharelados,temos toda a base teórica necessária, e talvez um pouco repetitiva em suas disciplinas, e sentimos o vazio da parte prática.
A questão primordial é a seguinte: “procuro um curso que me torne uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme : '' vem dançar''
  • Resenha Filme " Vem dançar"
  • Resenha do Filme Vem dancar
  • Resenha Filme vem dançar
  • resenha do filme vem dançar
  • Resenha filme vem dançar
  • resenha do filme vem dançar
  • resenha do filme vem dançar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!