Resenha Ensaio Sobre a Cegueira

Páginas: 8 (1768 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Podemos dizer que a todo momento nossas sensações e percepções estão interagindo para nos fazer entender o mundo a nossa volta. É a mistura proporcionada por eles, que nos permite reconhecer coisas, pessoas e tudo o mais. Temos os sentidos como porta de entrada para as informações(sensações), e o modo como processamos esses dados, fazendo uso de nossas experiências eexpectativas(percepção).

Recebemos continuamente estímulos, porém desenvolvemos habilidade de nos adequar a eles, ou a detecção deles. Temos limiares: absoluto- que representa a estimulação minima para se detectar um estímulo em 50% das vezes; e diferencial- a diferença mínima entre dois estimulos necessária para sua detecção em 50% das vezes. E somos também dotados de adaptações sensoriais, o que nos permite, nosadequarmos a situações que nos são apresentadas de forma aparentemente incoveniente, mas as quais conseguimos nos adaptar com rapidez, como por exemplo, quando estamos em um lugar com claridade intensa( lado externo de casa num dia ensolarado) e passamos a um lugar iluminado mais discretamente( ao entrar na casa iluminada por lâmpada elétrica comum);existe a impressão de cegueira momentânea, mas aseguir, conseguimos enxergar normalmente no novo ambiente.

Recebemos as informações através dos nossos sentidos, que são: visão, audição, tato, paladar e olfato, porém o modo como as recebemos pode variar de acordo com muitos fatores, tais como estados psicológicos ou nível de atenção.

A visão, é o sentido reponsável pelo modo como recebemos e detectamos os estímulos elétricos e ostransformamos em cores e formas, e nos humanos, é o sentido principal. Os olhos são os responsáveis pelo inicio desse processo. Eles recebem o estímulo elétrico, e o processam através de suas várias partes constituintes, essas partes têm, individualmente, função de regular a entrada de luz, focalizar os raios luminosos, iniciar o processo de detecção de cores, entre outros...algumas vezes ocorremproblemas na formação dessas estruturas, o que pode ocasionar dificuldades visuais. Após serem recebidos e preparados nos olhos, os estímulos elétricos são encaminhados ao cérebro, através do nervo óptico, onde ocorre a fase final do processamento da informação.

Na verdade, nenhum dos sentidos, ao receber o estímulo relativo em seu orgão apropriado e específico, é capaz de um processamento completo,todos eles são encaminhados ao cérebro, onde serão, caso não haja nenhum problema ou falha, completamente identificados e percebidos, de acordo com nossas experiências e informações prévias. Vale lembrar também, que os sentidos, algumas vezes interagem e influenciam-se, fazendo associações. Isso se chama interação sensorial.

A audição é um sentido bastante adaptativo. Conseguimos identificarmuitas frequencias e tipos de sons, mas somos mais sensíveis à alguns, isso em devido ao nosso instinto de sobrevivência, o que faz com que identifiquemos mais facilmente, por exemplo o som de choro de bebê. Os sons são recebidos através dos ouvidos, e esses, se forem exposto a situações muito adversas, podem ser lesionados em suas estruturas de forma irreversível, causando em alguns casos, surdezparcial ou total. Alguns indivíduos tem falhas genéticas nessas estruturas auditivas, ou desenvolvem essas falhas após processos traumáticos ou doenças. Por adaptação, esses indivíduos compõe a chamada cultura surda, que possui linguagem e cultura própria e estão, cada vez mais, interagindo e participando do meio social, aperfeiçoando os outros sentidos, de forma a suprir as necessidades dosentido que lhes é falho. Esse sentido é o segundo em prioridade.

O tato é importante e essencial ao desevolvimento. É através do contato que produzimos hormônios responsáveis pelo crescimento. Temos, pelo menos, quatro sensações distintas: pressão, calor, frio e dor. A interação dessas sensações recebidas pelas terminações nervosas, forma as demais sensações percebidas. A dor, embora não seja a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Ensaio sobre a Cegueira
  • Resenha Ensaio Sobre a Cegueira
  • resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio sobre a cegueira
  • Resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha ensaio sobre cegueira
  • Resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha "Ensaio Sobre A Cegueira"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!