Resenha elaborada a partir do livro de rubem alves, intitulado “aos que moram nos templos da ciência” dos capítulos v ao viii, onde se instiga sobre: o que é cientifico?

1176 palavras 5 páginas
Acadêmicos do Curso de Pós-graduação em Gerência e Monitoramento Ambiental; Disciplina de Metodologia do Ensino Superior, em 04 de abril de 2013, por: Elis Regina S. Cruz. Resenha elaborada a partir do livro de Rubem Alves, intitulado “Aos que moram nos templos da Ciência” dos capítulos V ao VIII, onde se instiga sobre: O QUE É CIENTIFICO?

Os capítulos que se segue buscam de várias formas explicarem “O que é cientifico”. O texto do capitulo V expõe a problemática da convicção e transformação. O autor deixa bem claro que o individuo que está convicto da verdade, este não para em nenhum momento para ouvir opiniões diferentes das suas próprias convicções. Simplesmente, por que quem está convicto não tem mais o que aprender. Uma pessoa pode adquirir conhecimento com a soma da leitura de inúmeros livros, com ideias expostas, com contribuição da discussão sobre alguma temática em sala de aula. O papel maior fica com a Instituição de Ensino que tem por objetivo instigar o discente a desenvolver a capacidade de pensar e construir sua fonte de inteligência. Partindo desta premissa, Como o individuo pode pensar em si mesmo como um “livro concluído”? A transformação deve fazer parte do individuo. Mas, para o convicto a transformação é algo que pode desviá-lo de seus ideais. Neste contexto, o autor afirma que a pessoa convicta somente dialoga com pessoas que possuem a mesma linha de raciocínio, ou seja, com pessoas que possuem ideias iguais as suas. O autor cita Nietzsche na página 106 onde usa a frase “as convicções são piores inimigos da verdade que as mentiras”. Subtende-se, que a convicção expõe sérios problemas, pois o convicto crê que sempre está certo, mesmo suas “asneiras” para ele são sabedorias; uma pessoa convicta é diferente daquele que mente, por que o mentiroso sabe que está mentido. O autor diz: [...] os demônios das convicções tem atributos dos deuses: são onipresentes. Escorregam da religião. Emigrem para a politica. A ciência foi desenvolvida para

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Trabalho Adm
    148787 palavras | 596 páginas