Resenha - educação escolar (pág. 31 a 46)

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Faculdade Santa Terezinha
Taguatinga DF


RESENHA: EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estruturas e organização (páginas: 31 a 46)

Taguatinga, fevereiro de 2012

Faculdade Santa Terezinha
Taguatinga DF

RESENHA: EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estruturas e organização (páginas: 31 a 46)

Trabalho apresentado à disciplina Estrutura e Organização da Educação Brasileira como parte do processoavaliativo semestral sob orientação do Professor Rogério Vieira Lourenço.

Taguatinga, fevereiro de 2012

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização / José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2010. – (Coleção Docência em Formação / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
JoséCarlos Libâneo, doutor em Educação, é professor da Universidade Católica de Goiás e pesquisador. Estudioso das áreas de Teoria da Educação, Didática e Organização do Trabalho Escolar, publicou os livros Didática; Adeus, professor, adeus professora? e Pedagogia e pedagogos para quê?, pela Editora Cortez, e Organização e gestão da escola, pela Editora Alternativa.
João Ferreira de Oliveira,pedagogo, mestre em Educação Brasileira pela UFG e doutor em Educação pela USP, é professor na Faculdade de Educação da UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade. Atualmente, exerce ainda o cargo de diretor da seção Goiás da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Anpae).
Mirza Seabra Toschi, graduada em Ciências Sociais e em Comunicação Social, mestre emEducação Brasileira pela UFG e doutora em Educação pela Unimep, é professora da Faculdade de Educação da UFG nas áreas de Estrutura e Funcionamento do Ensino e Organização do Trabalho Escolar, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade. É ainda vice-presidente da Anape, região centro-oeste.
O sistema educativo e as escolas estabelecem relações entre si e existem duasimportantes razões para conhecer e analisá-las. A primeira faz referencia às políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares que são as idéias, valores, atitudes e práticas capazes de influenciar as escolas e seus profissionais no que diz respeito às práticas formativas dos alunos. A segunda está pautada aos profissionais das escolas os quais podem aceitar ou rejeitar essaspolíticas e diretrizes educacionais, ou até mesmo, dialogar com elas e então formular, de modo coletivo, práticas formativas e inovadoras.
Para tanto, é preciso conhecer e analisar como se inter-relacionam as políticas educacionais, a organização e gestão das escolas e as práticas pedagógicas na sala de aula. O professor não pode se contentar apenas em desenvolver saberes e competências para ter umaboa atuação em sala de aula, é preciso tomar consciência do sistema escolar e enxergar além.
Outra razão torna esses estudos importantes que é o fato de que as normas, leis e diretrizes da educação, estão sujeitas a decisões políticas. Cabe ao sistema de ensino e as escolas contribuírem de maneira significativa para a construção de um projeto de nação e, para a formação de sujeitos capazes departicipar ativamente desse processo.
As políticas educacionais e organizacionais que vemos hoje estão diretamente relacionadas às transformações econômicas, políticas, culturais e geográficas que qualificam o mundo atual. A exemplo disso nós temos as várias reformas educativas realizadas nos países da Europa e América durante os últimos 20 anos.
Tais reformas se justapõem com a recomposiçãodo sistema capitalista mundial que trouxe consigo a doutrina neoliberal, caracterizada por três traços particulares: mudanças no processo de produção (avanços científicos e tecnológicos), superioridade do livre funcionamento do mercado e redução do papel do Estado que por sua vez, afetam diretamente a educação tendo em vista que para o neoliberalismo, o desenvolvimento econômico fomentado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia pag 46
  • APOSTILA DE QUÍMICA PAG 31
  • Resenha sobre educação escolar e cultura
  • TRABALHO TGA PAG 31
  • Exercicios TGA PAG 33 E 46
  • Resumo da pag. 129 a 149 do livro educação escolar políticas, estrutura e organização
  • Resumo da pag. 129 a 149 do livro educação escolar políticas, estrutura e organização
  • resenha critica- multiplas inteligências na educação escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!