Resenha EdsonNunesV2

957 palavras 4 páginas
Resenha do livro “A gramática política do Brasil: clientelismo, corporativismos e insulamento burocrático”
Autor: Edson de Oliveira Nunes Editora: Garamond, Rio de Janeiro, 2010

Rubens de Oliveira Martins
Gestor Governamental no Ministério da Ciência e Tecnologia, Doutor em Sociologia pela UnB, Mestre em Sociologia (USP), professor das Faculdade Integradas UPIS-DF.

Ítalo Calvino, em seu livro “Por que ler os Clássicos” (Companhia das Letras, 1994) apresenta algumas definições sobre o que faz um livro se tornar um “clássico”, entre elas: que os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: "Estou relendo..." e nunca "Estou lendo..."; que toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira; e que toda primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura. Embora Calvino esteja se referindo aos grandes clássicos da Literatura, a noção de obras “clássicas” existe em todas as áreas do conhecimento, e considero este ser o caso do livro do prof. Edson Nunes: A gramática política do Brasil.
Trata-se uma obra que foi inicialmente publicada em 1997, resultado da tese de doutoramento do autor na Universidade de Berkeley (1984), e que foi republicada em 1999 e em 2003, até a presente edição de 2010. A trajetória acadêmica e profissional do prof. Edson Nunes ajuda a compreender a contribuição trazida por seu livro, por sua vinculação ao mundo universitário - como docente e dirigente - e pela reflexão sistemática sobre políticas públicas, como Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e Presidente do Conselho Nacional de Educação.
A percepção de que estamos diante de um “clássico”, que se encontra na fronteira da sociologia, da antropologia e da ciência política, já aparece nos três prefácios que essa nova edição apresenta (de três professores universitários que também militam na vida pública: o ex-ministro e professor Bresser Pereira, o professor Renato Lessa e o professor e Deputado Federal Paulo Delgado),

Relacionados