Resenha EAD Genalvo

737 palavras 3 páginas
Faculdade Projeção
Administração /2° semestre

Genalvo Roberto da Silva

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA

Trabalho apresentado como requisito avaliativo do
Módulo - Educação à Distância da Disciplina EAD do Curso de Administração.

Brasília/2014

RESENHA CRÍTICA

GAZZINELLI, Ramayna. A divulgação científica como instrumento de cidadania.
Publicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 3. 08 de outubro de 2005.

1 - CREDENCIAL DO AUTOR

Ramayna Gazzinelli, professor titular aposentado do departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2 - DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS PARTES COMPONENTES DA OBRA

Ramayna Gazzinelli, é o autor do artigo “A divulgação científica como instrumento de cidadania”. O presente artigo divide-se em 8 parágrafos.

3 - RESUMO DA OBRA

No primeiro parágrafo, o autor afirma que com a Revolução Científica, ocorrida entre os séculos XVII e XVIII, a ciência foi rapidamente acelerada, trazendo diversos benefícios, com isso facilitando e aprimorando o acesso a livros. É dado até um exemplo em que Galileu escrevia suas obras em italiano ao invés do latim, para que todos compreendessem com mais facilidade a escrita.
No segundo parágrafo, Gazzinelli faz indicações do processo de especialização das ciências, criada no início do século XIX. Cita o autor Charles Darwin, que escreveu a obra “A origem das espécies”. Onde o texto era de fácil compreensão para aqueles menos especializados.

No terceiro parágrafo o autor discorre sobre a complementação do processo de especialização das ciências que inicializada no século XIX e vindada no século XX. Esse processo veio a trazer diversas transformações nas formas de comunicações científicas.
Tornando o meio de comunicação mais difícil para o homem comum, criando barreiras intransponíveis, pois tudo isso se deu por uma ligação dos conhecimentos em cadeia, o maior grau de abstração e a linguagem hermética da ciência moderna.
No quarto parágrafo, o autor acrescenta que

Relacionados