Resenha Duelo de titas

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
O QUE É ÉTICA E CIDADANIA ?
Sempre associamos a palavra ética com a palavra moral. Embora confundimos as duas como sinônimos, há uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social, tem caráter normativo, enquanto que a ética tem caráter filosófica ecientífica , definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o "ethos" grego, para o latim "mos" (ou no plural "mores"), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.Tanto "ethos" (caráter) como "mos" (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas conforme diz Vazquez, o comportamento é "adquirido ou conquistado por hábito" . Concluímos que ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir dasrelações coletivas dos seres humanos.
Partimos do pressuposto que o homem convive em sociedade e precisa desta relação social para construir sua identidade, de acordo com o filósofo inglês Thomas Morus, "Nenhum homem é uma ilha .” Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. Éna relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
Na época da escravidão as pessoas acreditavam que os escravos eram seres inferiores por natureza (como dizia Aristóteles) ou pela vontade divina (como diziam muitos na América colonial). Elasnão se sentiam eticamente questionadas diante da injustiça cometida contra os escravos. Isso porque o termo “injustiça” já é fruto de juízo ético de alguém que percebe que a realidade não é o que deveria ser. A experiência existencial de se rebelar diante de uma situação desumana ou injusta é chamada também de indignação ética. Esta forma de pensamento : “Racismo” tem influencia de uma época ondeos valores culturais e sociais eram outros, e o preconceito era gerado por esta falta de questionamento , ou de indignação ética. As crenças eram diferentes e tinha muita influencia religiosa, imposto por um sistema politico, econômico e cultural de poder , onde a hierarquia era acentuada “poucos tinham muitas riquezas e muitos não tinham nada ou eram escravos”.
Quando pensamos na cidadania ,pensamos em uma sociedade mais justa , que questiona os direitos humanos independente da cor, da raça da nacionalidade. A origem da palavra cidadania vem do latim "civitas", que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar uma situação política de uma pessoa e os direitos que esta tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
“A cidadania expressa um conjunto dedireitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social".
DILEMA ÉTICO:
Constantemente no nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretosda nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente. Quando não refletimos e buscamos os "porquês" de nossas escolhas, dos comportamentos, valores, agimos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme duelo de titãs
  • Resenha do filme duelo de titãs
  • Resenha do filme duelo de titãs
  • RESENHA CRITICA DUELO DE TITÃS
  • Duelo de titãs
  • Resenha Duelo de Titãs
  • Resenha critica duelo de titãs
  • RESENHA FILME DUELO DE TITÃS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!