Resenha “Duas Fases de Capistrano de Abreu: Notas em torno de uma produção historiográfica” BARROS, José D’Assunção In Revista Projeto História PUC-SP nº 41. [Dossiê História, Historiadores, Historiografia]. São Paulo: Dezembro de 2010.

1335 palavras 6 páginas
1. Cenário intelectual nacional e conjuntura internacional em que se apresentam as primeiras obras de Capistrano de Abreu (fim do século XIX e início do século XX).

Desde seus primeiros escritos, Capistrano de Abreu, se preocupava em mostrar uma historiografia diferente da escrita até ali, pensava em uma historiografia menos tradicional, que levasse em conta aspectos socioeconômicos e até mesmo culturais, que abandonassem uma narrativa histórica centrada nas elites de modo a abarcar também elementos populares importantes.
Alguns fatores políticos externos deram ao Brasil essa tomada de liberdade de sair dos padrões da historiografia europeia francesa, a qual era referência mundial. De alguma forma a derrota dos franceses para os alemães, na guerra Franco-Prussiana (1871) abalou à influência francesa na historiografia brasileira, fazendo da historiografia alemã a preferida dos novos historiadores.
Francisco Adolfo de Varnhagem, filho de pai alemão, com grande influência do historicismo alemão relacionado as linha rankiana, desde seus primeiros volumes de História Geral do Brasil em 1854, destaca-se mais na linha do “historicismo romântico”, deixando claro a partir daí a disputa com o positivismo francês no Brasil. Ranke e Ratzel passam a ser mais lido por historiadores, sociólogos e geógrafos brasileiros. Ratzel levanta a questão do Determinismo, onde se faz necessário examinar cada raça com suas peculiaridades, claro que mostrando a superioridade do fator de descendência europeia.
Nessa mesma época começa-se a investir mais na ideia de que a história deveria ser estudada como as ciências da natureza ou os fenômenos físicos podendo ser aplicada de alguma maneira ao estudo dos fatos sociais, porém também se destaca os modelos sociológicos que fariam uma melhor análise social do Brasil, o que favoreceria uma nova consciência à diversidade nacional. Exemplo disso seria a Guerra do Paraguai, que após seu término, foi analisada revelando assim a diversidade do

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas