Resenha dos textos comunicação e contexto social (john b. thompson) e tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século (jesús martín barbero).

Páginas: 8 (1837 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
RESENHA DOS TEXTOS Comunicação e Contexto Social (John B. Thompson) e Tecnicidades, Identidades, Alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século (Jesús Martín Barbero).

Thompson vai nos relatar em seu capítulo do livro “A Mídia e a Modernidade”, as conseqüências que o desenvolvimento da mídia causou no processo de produção e intercâmbio simbólico no mundo moderno. O sociólogoinglês sustenta que os aspectos técnicos dos meios de comunicação são importantes, mas prefere ressaltar o fato de que o desenvolvimento dos meios de comunicação é uma reelaboração do caráter simbólico da vida social nos meios pelos quais os indivíduos se relacionam entre si.

O intercâmbio de símbolos através da interação mediada, que ocorre quando dois seres humanos interagem com a ajuda deum meio ou através da comunicação face a face são formas básicas de interação, mas cada vez mais percebemos essa troca de símbolos a partir dos meios de “comunicação de massa”, que têm um conceito redefinido pelo autor. Thompson os define como sendo a forma de disponibilidade dos produtos a uma pluralidade de receptores. Ele define posteriormente comunicação de massa através algumascaracterísticas: a produção e a difusão institucionalizadas de bens simbólicos, ou seja, a comunicação massiva deve ser entendida como parte de um conjunto de instituições interessadas, heterogeneamente, na fixação, reprodução e mercantilização das mesmas; a ruptura instituída entre produção e recepção, em outras palavras, ocorre uma indeterminação, e, através de pesquisas de audiência procura-se buscar umaresposta dos receptores anônimos; a extensão da disponibilidade no tempo e no espaço, devido ao distanciamento espaço-temporal dos mass media, as condições de recepção e de consumo das formas simbólicas são afetadas, tudo depende do contexto em que são recebidas; a circulação pública das formas simbólicas, melhor explicando, os produtos de comunicação de massa são produzidos para uma pluralidade dereceptores, e muitas instituições usam-se de tais meios para atingir um vasto público, isso pode acarretar em certas conseqüências, como a tentativa de controle e manipulação por parte das autoridades e de outros grupos reguladores. Devido ao crescimento pluridirecional da mídia massiva, as linhas de demarcação entre as modalidades de comunicação de massa estão se tornando cada vez menos visíveis. Noentanto, existe uma série de características que parcialmente se sobrepõe e que são parcialmente divergentes, que servem para definir conjuntos relativamente distintos de características. Os meios técnicos de fixação e de transmissão de informação são componentes centrais desses conjuntos, porém deve-se considerar, também, as condições sociais e os contextos mais amplos de produção, difusão erecepção.
A interação que ocorre nos meios de comunicação de massa não é uma interação mediada propriamente dita porque a pessoa não interage com outra pessoa. Mas não deixa de ser uma forma de intercâmbio simbólico e um instrumento de aprendizagem no sentido de que se recebem informações, que serão processadas, assim como se faz com as informações recebidas numa troca face a face. Dada a largadifusão dos meios de comunicação de massa, o autor diz que nossa “mundanidade” (sentimento de adaptação ao mundo) é cada vez mais mediada – nossa percepção de mundo depende cada vez mais da mediação de formas simbólicas, e não exclusivamente de interações face a face.
Tal idéia é também analisada em “A Visão Mediática” de Patrick Champagne, em que Champgane afirma que a televisão é um dos meios maiseficientes de passar informações ao público, devido ao caráter realístico das imagens. Tendo a televisão como exemplo, Champagne analisa certos conflitos ocorridos nas favelas de Paris devido à possibilidade dos atos serem televisionados. Outro ponto a se considerar são os meios técnicos, que podem criar novas oportunidades para as pessoas agirem em resposta a outras que estão remotas espaciais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica: Comunicação e contexto social (John B. Thompson) e As novas mídias e uma cultura convergente...
  • Resumo Comunicação e Contexto Social
  • Jesus martin barbero
  • REDES SOCIAIS: COMUNICAÇÃO E MUDANÇA
  • JEsus Martin Barbero
  • Resenha “A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social”
  • Resenha,“A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social
  • Cso john b. thompson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!