Resenha dos textos comunicação e contexto social (john b. thompson) e tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século (jesús martín barbero).

1837 palavras 8 páginas
RESENHA DOS TEXTOS Comunicação e Contexto Social (John B. Thompson) e Tecnicidades, Identidades, Alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século (Jesús Martín Barbero).

Thompson vai nos relatar em seu capítulo do livro “A Mídia e a Modernidade”, as conseqüências que o desenvolvimento da mídia causou no processo de produção e intercâmbio simbólico no mundo moderno. O sociólogo inglês sustenta que os aspectos técnicos dos meios de comunicação são importantes, mas prefere ressaltar o fato de que o desenvolvimento dos meios de comunicação é uma reelaboração do caráter simbólico da vida social nos meios pelos quais os indivíduos se relacionam entre si.

O intercâmbio de símbolos através da interação mediada, que ocorre quando dois seres humanos interagem com a ajuda de um meio ou através da comunicação face a face são formas básicas de interação, mas cada vez mais percebemos essa troca de símbolos a partir dos meios de “comunicação de massa”, que têm um conceito redefinido pelo autor. Thompson os define como sendo a forma de disponibilidade dos produtos a uma pluralidade de receptores. Ele define posteriormente comunicação de massa através algumas características: a produção e a difusão institucionalizadas de bens simbólicos, ou seja, a comunicação massiva deve ser entendida como parte de um conjunto de instituições interessadas, heterogeneamente, na fixação, reprodução e mercantilização das mesmas; a ruptura instituída entre produção e recepção, em outras palavras, ocorre uma indeterminação, e, através de pesquisas de audiência procura-se buscar uma resposta dos receptores anônimos; a extensão da disponibilidade no tempo e no espaço, devido ao distanciamento espaço-temporal dos mass media, as condições de recepção e de consumo das formas simbólicas são afetadas, tudo depende do contexto em que são recebidas; a circulação pública das formas simbólicas, melhor explicando, os produtos de comunicação de massa são produzidos para uma pluralidade de

Relacionados

  • Livro
    105994 palavras | 424 páginas
  • livro A etnografia como metodo vigilancia semantica e terminologica ciberespaco libre
    100778 palavras | 404 páginas