Resenha dos capitulos 2,3 e 4 do livro loteamentos urbanos do mascaró

1650 palavras 7 páginas
MASCARÓ, Juan Luís. Cap. 2, 3 e 4. In:______. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: L, Mascaró, 2003. p. 37-103.

Juan Luis Mascaró é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo, que tem Mestrado e Doutorado feito na Argentina. O mesmo atuou profissionalmente em diversos órgãos públicos e privados, dentre eles está o IBAMA e a ELETROBRÀS. O autor escreveu mais de 30 artigos que foram publicados em periódicos referentes ao tema Urbanismo, e também tem vários livros publicados e organizados sobre este assunto.
O Capítulo 02 trata dos “Tecidos urbanos e custos”, apresentando de início quais são os tipos de traçados existentes que mais são usados e a diferença de custo entre eles, como por exemplo, o traçado aberto e o fechado, onde o primeiro é mais indicado para ruas com trânsito eventual e o segundo para vias principais e avenidas, porém, como a cidade é composta por vias que contém essas duas características então o autor chega à conclusão que o melhor traçado é o misto (aberto e fechado). É citado também a existência dos traçados não ortogonais, mas em seguida é ressaltado que estes não são os mais econômicos na implantação e muito menos funcionais na circulação dos transportes, da mesma forma que os triangulares, por isso os mais indicados e mais usados são os ortogonais, aos quais são mais práticos e econômico no quesito da implantação e torna mais fácil a compreensão do lugar, além de poder ter várias possibilidades de implantação de infraestrutura nele.
Continuando a esmiuçar o assunto, o autor discursa sobre os quarteirões, que podem ter ou não ruas de penetração. Este tipo de rua serve para uma circulação local e para que sejam implantadas as redes de infraestrutura de uma forma mais econômica, mas isso só é relevante quando o quarteirão é extenso. Já as quadras sem rua de penetração, podem interferir na economia da infraestrutura necessária para a habitação, na maneira em que são

Relacionados

  • arquitetura
    71928 palavras | 288 páginas