resenha Domicio Proença filho

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Universidade federal do Piauí
Campus Senador Euvideo Nunes de Barros
Curso- licenciatura plena em letras português
Disciplina- teoria da literatura
Docente- Welbert
Acadêmico- Eva DamacenaDomício Proença Filho professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira. É doutor em letras e livre-docente em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa CatarinaFilho, Domício Proença A linguagem Literária. Ano 2007 resenhado por Eva Damacena. Acadêmico do curso de letras portuquês da Universidade Federal do Piauí.
Domício Proença Filho em seu livro linguagem eliteratura, faz um paralelo entre cultura, língua e literatura, fazendo analise das características e funções da linguagem. Colocando a literatura como uma arte social, o artista como espelho de suaépoca, com a intenção de tornar essa ficção em realidade através do leitor.
“Linguagem e literatura” é composto por sete capítulos no primeiro o autor inicia falando dos textos literários e nãoliterários. Usando exemplos, nos mostrando que por muitas vezes uma mesma palavra pode mudar de sentido dependendo da forma em que for usada, em algumas vezes uma frase tem um sentido diferente faladaoralmente, e adquire outro sentido quando escrita para a literatura. Expondo também a fala e o discurso, a fala no seu cotidiano é afirmada como um instrumento de informação, não sendo necessária uma posturade análise interpretativa, já o discurso literário exige do leitor maior capacidade de interpretação da arte literária por conter a multissignificação. Domício fala dos conceitos dados a literatura,que tem passado por mudanças na sua significação ao longo do tempo.
No segundo capitulo, é usado um poema de Manuel Bandeira para tratar o termo conotação ( modalidade da linguagem rica eexpressiva, muito utilizada de modo artístico) Proença Filho explica que na literatura para se compreender o texto é preciso se familiarizar com as formas linguísticas introduzidas no textos, a exemplo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária.
  • Resenha: lula o filho do brasil
  • resenha do filme filhos do silencio
  • Resenha- filhos do silêncio
  • Resenha do filme Filhos do Silêncio
  • Se és o filho de deus
  • resenha do filme filho da esperança
  • Resenha do livro: ética para meu filho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!