Resenha documentário

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira

Autorizado pelo Decreto Estadual 41.733 de 25/06/2001 

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4º PERÍODO – NOITE

DISCIPLINA: Org. EDUCAÇÃOINFANTIL – PROFESSORA: ALZIRA

ALUNA: JULIANA DE PAULA LIMA




O filme nos mostra quatro crianças de regiões e culturas distintas, desde seu nascimento aos primeiros anos de vida,seus primeiros passinhos e as primeiras palavras de uma forma graciosa e natural. Duas dessas crianças vivem em um meio urbanizado (Japão e EUA), as outras duas vivem em um ambiente rural (Mongólia eNamíbia). Esse cenário de contraste deixa claro que as diferenças culturais é o enredo mais forte do filme. Podemos citar, por exemplo, a cena em que uma das mães higieniza o filho com seu próprioleite enquanto a outra utiliza produtos industrializados e específicos.

Se os métodos utilizados por estas mães em situações corriqueiras são extremamente diferentes o que podemos pensar sobreo processo de desenvolvimento e socialização dessas crianças? Em todo filme as cenas de carinho e cuidado das mães para com seus filhos é indiscutível, algumas cenas são para nós inaceitáveis, maspensamos dessa maneira, por que nos foi imposta e ensinada uma cultura que difere da cultura das mães da Mongólia, por exemplo.

Nos “Seis Estudos de Psicologia” (PIAGET, 1978, p. 15) mostra que“os interesses de uma criança dependem, portanto, a cada momento, do conjunto de noções adquiridas e de suas disposições afetivas já que tendem a completá-los em sentido de melhor equilíbrio”. Aprodução nos mostra o universo infantil em dois ângulos, um primeiro onde as crianças são cercadas por cuidados e estímulos e outro onde as crianças são cuidadas dentro dos mínimos recursos existentes, masmuito mais próximas do contato com a natureza, com o mundo que as rodeia.


A presença das mães é de extrema importância em todo processo de desenvolvimento, em inúmeras cenas percebemos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha documentario
  • Resenha sobre o documentário os impressionistas
  • Resenha Documentário Encontros com a Fotografia
  • Resenha do Documentário
  • Resenha do documentario home
  • The corporation
  • Resenha Documentário Justiça
  • Resenha Documentário "Surplus"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!