Resenha DOC Jo o Goular

625 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Disciplina: Formação Econômica do Brasil
Profª: Adriana
Aluna: Bárbara Barreto de Carvalho Matrícula: 12/0111411

Resenha DOC: João Goulart
João Goulart, nascido em 1918, apelidado de Jango, pertencia a uma família de ricos fazendeiros gaúchos.Formou-se em Direito e em 1943 seu pai faleceu, deixando as responsabilidades de cuidar das propriedades rurais, onde mais a frente se tornou um dos estanceiros mais influentes. Vargas era amigo de seu pai e acabou por influencia-lo na escolha da carreira política, sendo posteriormente o primeiro presidente do PTB.
Em 1947, concorreu a cadeira na Assembléia Legislativa e foi eleito. Suas causas de luta eram relacionadas aos subsídios na compra de alimentos aos mais pobres. Quatro anos depois, elegeu-se deputado federal mas acabou por exercer o cargo de Secretário de Estado do Interior e Justiça.
Em 1953 torna-se Ministro do Trabalho, nomeado por Vargas. Em crise, por questões relacionadas aos trabalhadores, a insatisfação dos salários baixos, e greves, formavam a oposição ao governo. Por isso, decretos em favor da previdência foram assinados. No mesmo ano, Vargas assinou o decreto do novo salário mínimo e um ano depois, concedido aos trabalhadores, Jango renunciou o cargo.
Quando o presidente Janio renunciou a presidência, João Goulart estava na China, em uma viagem diplomática. Ele, mais a frente assumiria, o que foi de certo conflituoso, pois muitos militares eram contra a posse, e um cenário de golpe se instaurava. Brizola, cunhado de Jango, articulou forças e organizou um movimento de resistência ao golpe, e reivindicando a posse de João.
Chegando ao Brasil, foi aclamado pela multidão, e no dia 7 de setembro de 1961, assumiu a Presidência da República e anunciou que ali estava marcada uma nova era de mudanças no país. Atendendo a antigas demandas nacionalistas, como a assinatura do estatuto rural. Cada vez mais caótico, podia-se notar uma conjectura fascista a se instalar,

Relacionados