Resenha do texto: “O JOGO, A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA: É POSSÍVEL FALSEAR AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA?”

345 palavras 2 páginas
Resenha do texto: “O JOGO, A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA: É POSSÍVEL FALSEAR AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA?”

Mauro Felício Miyazaki D’Ianni – 106173

O texto de Jorge Dorfman Knijnik, Rosangela Nobre Pires e Marina Soares Fressato, se inicia com uma introdução sobre o desenvolvimento psicológico da criança no período da 1ª infância, dando ênfase ao modelo de Piaget.
Segue explicando as etapas desse desenvolvimento desde o nascimento, com os reflexos hereditários, até os 24 meses de idade, quando a imaginação e o egocentrismo cognitivo se destacam.
A partir destas informações, os autores destacam a importância do ato motor para a evolução dos estágios de desenvolvimento da inteligência e exaltam o jogo como uma ferramenta importante neste processo.
Os jogos ajudam as crianças a aprender a aplicar e a organizar seus pensamentos, dar início a um processo de socialização, trabalhar em equipe, compreender a importância da existência de regras para uma convivência social saudável, etc... Por isso, os jogos vêm sendo cada vez mais utilizados pelos educadores nas escolas.
Baseando-se nestas ideias, os três resolveram realizar um experimento. A proposta era realizar um jogo, chamado “Pique-tesouro”, em que 12 crianças de 4 anos seriam divididas em 2 times com o objetivo de roubar o tesouro do time adversário enquanto protegiam o próprio sem poder tocá-lo. O jogo foi uma adaptação de outro chamado Carimbador, realizado por Carracedo & Macedo.
A atividade teve uma duração de 16 minutos e meio, sendo 15 minutos gastos apenas para a introdução do jogo e estabelecimento das regras; e apenas 1 minuto e meio de jogo, pois as crianças quebraram praticamente todas as regras pré-estabelecidas ou nem participaram do jogo por puro desinteresse.
Os organizadores observaram que as crianças não conseguiam entender algumas regras e que brincavam sozinhas, característica marcante de egocentrismo em crianças desta faixa etária.
É importante ressaltar que, apesar de se basearem no

Relacionados

  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas