Resenha do texto “Patrimonialização do Patrimônio: ensaio sobre a relação entre turismo, patrimônio cultural e produção do espaço” (Rita De Cassia Ariza da Cruz)

1097 palavras 5 páginas
Resenha do texto “Patrimonialização do Patrimônio: ensaio sobre a relação entre turismo, patrimônio cultural e produção do espaço” (Rita De Cassia Ariza da Cruz)

Buscando uma análise crítica entre as temáticas “turismo”, “patrimônio” e “produção do espaço, a autora destaca, ao longo do texto diversas contradições presentes nessa relações que são de suma importância para uma profunda reflexão acerca das consequências que trazem a política de patrimonialização em uma sociedade voltada para o consumo, onde tudo torna-se mercadoria.
Ao fazer um breve panorama histórico sobre o processo de institucionalização de mecanismos de proteção para os bens culturais materiais e imateriais, Rita de Cassia Ariza da Cruz nos faz refletir sobre o contexto histórico nacional que esta medida tornou-se mais atuante. Além do movimento modernista ter contribuído em muito para o desenvolvimento dessas práticas, tem-se também o contexto politico da época marcado por um forte nacionalismo impulsionado por Vargas. Percebe-se uma necessidade de reconhecimento de uma identidade nacional para, assim, reconstruir-se sobre novas bases. Assim, tenta-se eleger os bens culturais importantes para fazer parte desta herança histórica material ou imaterial como representação de uma suposta identidade nacional. Como a própria autora destaca no começo de seu texto, a própria cultura é definida por valores na qual estes são definidos no complexo jogo de forças presentes no interior de uma sociedade.
O patrimônio cultural, ao estar inserido numa sociedade capitalista, acaba sofrend da mesma lógica mercadológica e de consumo. As paisagens que são constituídas por determinados bens arquitetônicos tombados acabam sendo revalorizados, ganhando um novo sentido no campo cultural. Mas tal valor não passa de uma lógica mercadológica, descompromissada com o passado, o lugar e as relações sociais que permeiam este determinado espaço. O mesmo acontece com o bem imaterial, este sendo reproduzido constantemente

Relacionados