Resenha do Texto: "A situação da classe trabalhadora na Inglaterra"

Páginas: 6 (1421 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Resenha do texto: “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”.


O texto “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra” do autor Friedrich Engels tem como objetivo principal retratar as condições de vida da classe operária da Inglaterra e as consequentes transformações nas suas situações físicas, intelectual e mental, causadas por tal realidade social.
A partir do estudo do texto dereferência, podemos compreender com uma visão crítica a semelhança existente entre a violência de um homicídio e a violência dos danos decorrentes da exploração da força de trabalho, que gera aos poucos a morte prematura dos proletários, caracterizando-a como “assassinato social”.
As péssimas condições sanitárias nos bairros da classe trabalhadora e a grande concentração de casas amontoadas sãoas principais causas da ocorrência de doenças crônicas diversas, principalmente as respiratórias, gerando como consequência a baixa expectativa de vida daqueles que precisam se submeter ao mínimo na busca de sua subexistência.
Além das enfermidades consequentes das precárias habitações, a alimentação inadequada decorrente da falta de recursos também propicia doenças do aparelho digestivo,principalmente o raquitismo nas crianças, que são acostumadas a ingerir aguardente e ópio para diminuir e/ou esquecer a fome.
A grande massa dos trabalhadores das cidades urbanas ocupa-se de uma jornada de trabalho desumana e não desfrutam de nenhum prazer, visto que são privados. Ao retornarem para suas casas e deparando-se com a realidade em que vivem, buscam o sexo e as bebidas alcoólicas como um“estimulante externo” para esquecer a sua miséria, mesmo que momentaneamente. Porém, causando o desemprego devido aos excessos e subtraindo o mínimo que ainda possuem. Segundo Engels, o alcoolismo deixa de ser um vício de responsabilidade individual; torna-se um fenômeno, uma consequência necessária e inelutável.
A consequência da cruel realidade vivida pelo proletariado é o enfraquecimento físico emental, com o organismo frágil e de baixa imunidade, o envelhecimento precoce e o alto índice de mortalidade de adultos jovens, retratados nos relatórios e documentos de uma pesquisa realizada por um médico da época, cujos comprovam que a mortalidade na Inglaterra se diferenciava nos bairros ricos e pobres, tonando visível a contradição entre as classes dominante e trabalhador, evidenciando maisuma vez que as precárias condições de moradia, trabalho e alimentação são a justificativa de tais estatísticas, já que a população trabalhadora morre pela ausência de condições mínimas de sobrevivência.
Em contrapartida, de acordo com o texto, a burguesia se apropria da educação, visto que é a maior beneficiada com a ignorância da classe operária, e ao mesmo tempo gerenciando a religião comocontrole intelectual público.
Diante da realidade social de extrema miséria, o trabalhador se encontra sem a possibilidade da escolha, por um lado está destinado ao “suicídio”. Ou seja, morrer de fome. E por outro lado, escolhe a marginalização como forma de sobrevivência, gerando a violência.
Desta forma, devemos sinalizar que foi assim que os trabalhadores enxergaram a sua força unificada comoclasse, com reivindicações e lutas por interesses igualitários, destacando as suas divergências da burguesia, surgindo assim as associações operárias, o cartismo e o socialismo.
A história do capitalismo é permeada por contradições sociais. A história do povo inglês durante o período da Revolução Industrial é o que Engels analisa todo processo vivido pela classe trabalhadora.Os pobres desprovidos dosmeios de produção aprofunda-se pelos próprias contradições do capital um acentuamento de pauperismo entre a classe operária ao estado de fome absoluta e condições de extrema miséria .
As condições trabalhistas ocorriam de formas degradantes com altas jornadas de trabalho, a presença de mulheres e crianças no chão da fábrica.
Engels descreve as atrocidades do lado mais perverso do capital e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha a situação da classe trabalhadora na inglaterra
  • resenha A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NA INGLATERRA
  • Resenha a situação da classe trabalhadora na inglaterra
  • A situação da classe trabalhadora na inglaterra
  • A Situacao da classe trabalhadora na Inglaterra
  • A situação da classe trabalhadora na inglaterra
  • Friedrich engels a situação da classe trabalhadora na inglaterra
  • Condição da Classe Trabalhadora na Inglaterra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!