Resenha do texto A Filosofia Árabe: um encontro entre Ocidente e Oriente , pag .122 a 125 -Iniciação à História da Filosofia dos Pré Socráticos a Wittgenstein - Danilo Marcondes.

410 palavras 2 páginas
Lêida Sônia do Nascimento

Resenha do texto A Filosofia Árabe: um encontro entre Ocidente e Oriente , pag .122 a 125 -Iniciação à História da Filosofia dos Pré Socráticos a Wittgenstein - Danilo Marcondes.

Em seu texto Marcondes descreve como se deu o desenvolvimento da filosofia arabe, e quis os principais pontos de encontro entre o ocidente e o Oriente. As história da filosofia tradicionalmente reconhecem a importância da influencia árabe na formação da tradição filosófica ocidental. O primeiro fato importante a ser destacado nesse processo é a difusão da cultura grega pelo oriente Médio dede do império de Alexandre. Tradições gregas e o uso da língua grega, juntamente com as línguas locais, foram em grande parte mantidos nestes territórios. Antióquia, Pérgamo e Alexandria foram os principais núcleos desta cultura nesta região florescendo até a conquista árabe. O profeta Maomé assume a liderança religiosa desse povo a partir de 610, quando funda a religião islâmica. Após a morte de Maomé, seus sucessores, os califas, expandiram rapidamente o islamismo . A expansão do islamismo beneficiou-se da decadência dos reino das regiões conquistadas e da fraqueza militar bizantina. os árabes entraram então em contato com os núcleos de cultura de origem grega existente nessas regiões, e souberam valorizar seus ensinamentos. Após a conquista do norte da Africa e da conversão ao islã dos povos locais, os árabes invadiram em 711 a península ibérica. O árabes haviam levado para península Ibérica , sua cultura, sua ciência, sua filosofia. O que neste momento seus conhecimentos de sua filosofia e da ciências gregas, traduzidas para o siríaco e para o árabe, era muito superior ao do mundo cristão latino da Europa Ocidental. Na verdade, o grande desenvolvimento da filosofa escolástica a partir do séc XIII é devido à influência do pensamento árabe. A ocupação árabe da Península Ibérica foi em geral bastante tolerante em

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas