Resenha do texto a carteira - machado de assis

Páginas: 3 (701 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
A Carteira ( Machado de Assis )

Este texto nos relata a vida de um homem conhecedor das leis por um advogado. Honório era o seu nome, e até o certo momento que o conhecemos, ele é um cidadãocomum em uma sociedade, onde paga seus impostos, vive bem com as pessoas e sua família.

Porém igual a todos nós, ele tem gastos com sua sobrevivência e com sua família, só que no caso dele,existe gastos exagerados, principalmente em satisfazer o ego usurpador de sua amada esposa, tanto que as dívidas por estarem altas, acabam lhe tirando o sono e até mesmo o deixando desorientado.Perdendo alguns processos, e sendo difamada a sua imagem, isso fazia com que tivesse pouco trabalho e minúsculo ganho, mas as dívidas não olham o seu bem estar.

Mas em certo dia Honóriose deparou com uma carteira jogada ao chão, e rapidamente à pegou e a guardou dentro de seu bolso e continuou em seu caminho. Ele parou e entrou em um estabelecimento para tomar um café, e naquelemomento ficou em pensamentos por um bom tempo em que ele deveria fazer com aquela carteira. Se ele a abrir-se e encontra-se dinheiro? Usaria para pagar suas dívidas? Simplesmente a levaria e a entregariaa policia ou anunciaria? Curioso, com tantos conflitos em sua vida, eis que apareceu mais um, porém esse ainda não tirou o sono, mas esta o deixando em conflitos com sua conduta.

Mesmo comreceio ele veio a abri-la, e reparo que tinha uma quantia em dinheiro bastante razoável, uma quantia que devido a sua curiosidade ele contou e descobriu que com todo aquele dinheiro ele poderia pagaras suas dívidas urgentes, e iria lhe desafogar por algum período.

Mas ele tinha em mente um pensamento que se encontrar algum sinal ou identificação do dono ele não poderia ficar com odinheiro que no caso não o pertencia. Verificou os bolsos da carteira e achou 5 cartões de visita, no qual identificava o seu legítimo dono que era o seu grande amigo Gustavo.

Naquele momento as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de o alienista – machado de assis
  • Resenha de Machado de Assis
  • Resenha "o alienista"
  • Resenha: a careira de machado de assis
  • Resumo do texto A lingua
  • Resenha de "Instinto de Nacionalidade", Machado de Assis
  • Resenha de machado de assis sobre seus contos.
  • Resenha conto da escola machado de assis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!