Resenha do texto "sobre clássicos, tradições e o campo comunicacional"

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
Resenha
VARÃO, Rafiza. Sobre clássicos, tradições e o campo comunicacional.


Falar sobre o passado na Ciência é também falar sobre a importância dos clássicos e demarcar os autoresconsiderados marcantes e fundadores nesse campo.
Na Sociologia, por exemplo, os ícones Durkheim, Marx e Weber são pontos de partida do discurso da disciplina. Diferente das Ciências Naturaisas suas contribuições ainda são examinadas e possibilitam o conhecimento aprofundado do campo.
Na Comunicação a situação é diferente. Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, Carl Hovland e KurtLewin, que acabam representando o papel de clássicos, encontram-se perdidos em discursos que privilegiam apresentações cronológicas do desenvolvimento do saber comunicacional.


A primeirareferência oficial a palavra clássico na vida acadêmica colocou os clássicos no passado e os deu a autoridade. A discussão sobre as relações entre o conhecimento científico novo e o conhecimento científicoantigo ganha força no século XIX, onde o questionamento da natureza de cada ciência começa a fazer parte dos debates epistemológicos, diferenciando-se em cada campo.
Para as Ciências Naturais,a continuidade já está internalizada em sua constituição. As Ciências Naturais possuem aquilo que Kuhn chama de "exemplares", onde o regresso a eles não é tão necessário, pois estão implícitos nasteorias contemporâneas, eles foram assimilados e datados.
As Ciências Sociais ora tenta se equiparar às Ciências Naturais, ignorando suas características distintas; ora reconhece o retorno aosclássicos como um elemento importante e decisivo na formação de seus discursos. O clássico é considerado uma obra elaborada, possível de adaptação e de aplicação a uma nova situação. São os clássicosque integram e dão continuidade aos conhecimentos e discursos produzidos na contemporaneidade.
Mas tanto em um quanto em outro, os clássicos representam a porta de entrada na tradição de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do texto "a invenção das tradições" ,Hobsbawn
  • Resenha sobre o texto “Velhos são os Trapos”: do positivismo clássico à nova era
  • Resenha sobre o texto “a criminalização da marginalidade e a marginalização da criminalidade”, de edmundo campos...
  • RESENHA DE TEXTOS SOBRE A AMPLIAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO; O PEDAGOGO
  • Resenha sobre o texto Da Propriedade
  • Resenha texto sobre liderança
  • Resenha sobre o texto zaratustra
  • Resenha do texto “Sobre Liderança”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!